Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

domingo, 28 de março de 2010

LÊ-ME ......... poema de Ana Martins, uma compreensão sobre a pintura autista!

LÊ- ME
******
Lê-me na tela que pinto,


Percebe-me nas cores que uso,
Sente como eu sinto...
O silêncio como um escudo!
Lê-me nas linhas traçadas,
Nos sombreados onde me escondo,
Sente-me nas lágrimas caiadas...
E percebe o que não conto!
Lê-me no corpo parado,
Percebe-me, preciso de ti,
Sou Ser Humano fechado
No sonho que já esqueci!
Lê-me os gestos das mãos,
Percebe-me o olhar distante,
Sente-me com o coração...
E ama-me como teu semelhante
 
*********************************************
Quando eu li o que a poeta Ana Martins escreveu sobre Filipe , fazendo uma leitura do que ele pinta , senti-me profundamente comovida, senti no poema um entendimento mais pleno do interior do meu filho.
Observei também que ANA MARTINS  buscou uma imagem que a pudesse inspirar. Dentre todas ela escolheu esta. E o que me comoveu e chamou atenção, foi ela escolher justamente a tela que muito me impressionou quando ele a pintou.
Todo mundo sabe que a pintura de Filipe é abstrata, no entanto observo que ele as vezes desenha imagens reais como cavalos e rostos, mas  logo apaga , a gente vê isso claramente no vidéo do yotube , quando ele desenha uma árvore e a apaga emediatamente..http://www.youtube.com/watch?v=bAIaz5dNEpQ
 Se voces observarem , parece ( Esta é minha impressão)  desde o dia  que  ele pintou ,que ao fundo, lá em cima tem um rosto, observe a cabeça , o nariz  nitidamente desenhado  . O rosto em azul esconde-se por  detrás . Observe a frase abaixo de ANA MARTINS no poema.
**************************
Lê-me nas linhas traçadas,

Nos sombreados onde me escondo
***************************
Este  mesmo rosto parece se refletir num espelho.  Essa pintura para mim é muito importante. Valiosa.
  E ANA MARTINS  sábiamente e com muita intuição  tirou algum significado que se transformou em poema. O interessante que nunca tinha comentado sobre este assunto na net , mas Ana, entendeu o que eu também sinto diante desta pintura.
Ana Martins tem um blog muito bonito recheado de poemas de grande sensibilidade , Visitem vão gostar muito!   http://avesemasas.blogspot.com/

 Ana , MUITO OBRIGADA, voce se juntou a mim nesta compreensão sobre o Filipe.
Um beijo grande Ray