Classificação Internacional de Doenças (CID-10) publicada pela Organização Mundial de Saúde
(WHO - World Health Organization)
CRITÉRIOS PARA DIAGNÓSTICO DO AUTISMO
(CID-10) (WHO 1992)
Pelo menos 8 dos 16 itens especificados devem ser satisfeitos. 
a. Lesão marcante na interação social recíproca, manifestada por pelo menos três dos próximos cinco itens: 
1. dificuldade em usar adequadamente o contato ocular, expressão facial, gestos e postura corporal para lidar com a interação social. 
2. dificuldade no desenvolvimento de relações de companheirismo. 
3. raramente procura conforto ou afeição em outras pessoas em tempos de tensão ou ansiedade, e/ou oferece conforto ou afeição a outras pessoas que apresentem ansiedade ou infelicidade. 
4. ausência de compartilhamento de satisfação com relação a ter prazer com a felicidade de outras pessoas e/ou de procura espontânea em compartilhar suas próprias satisfações através de envolvimento com outras pessoas. 
5. falta de reciprocidade social e emocional. 
b. Marcante lesão na comunicação: 
1. ausência de uso social de quaisquer habilidades de linguagem existentes. 
2. diminuição de ações imaginativas e de imitação social. 
3. pouca sincronia e ausência de reciprocidade em diálogos. 
4. pouca flexibilidade na expressão de linguagem e relativa falta de criatividade e imaginação em processos mentais. 
5. ausência de resposta emocional a ações verbais e não-verbais de outras pessoas. 
6. pouca utilização das variações na cadência ou ênfase para refletir a modulação comunicativa. 
7. ausência de gestos para enfatizar ou facilitar a compreensão na comunicação oral. 
c. Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos dois dos próximos seis itens: 
1. obsessão por padrões estereotipados e restritos de interesse. 
2. apego específico a objetos incomuns. 
3. fidelidade aparentemente compulsiva a rotinas ou rituais não funcionais específicos. 
4. hábitos motores estereotipados e repetitivos. 
5. obsessão por elementos não funcionais ou objetos parciais do material de recreação. 
6. ansiedade com relação a mudanças em pequenos detalhes não funcionais do ambiente. 
d. Anormalidades de desenvolvimento devem ter sido notadas nos primeiros três anos para que o diagnóstico seja feito.
 
Geralmente as pessoas olham primeiro para a deficiência de Filipe. Mas ele tem sua arte que é ímpar, uma arte que mostra o seu mundo interior, como uma incursão naquilo que ele vê. Eu como sua mãe gostaria que antes de olharem sua deficiência,pudessem ver primeiro a sua arte e assim anular sua deficiência. Este é o objetivo deste blog e do seu site criado www.arteautismo.com Contato 21:98373-6953 9 8048-8301 rayefilipe@gmail.com
Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
 
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953
 
