Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

segunda-feira, 8 de março de 2010

Autista no dentista.

Hoje levei o Filipe ao dentista , eu estava em falta com ele, pois faz um ano e meio que não levo ao dentista. Os afazeres e os tumultos da vida diária me fizeram adiar este dia. Meu medo é que ele estivesse com cáries que eu não conseguia ver. Desde muito pequeno o levo no dentista para não ter que vê-lo sofrer. Não é nenhum dentista especializado em autismo. Foi no hospital do Exército RJ.


Informei a dentista Dra:  Eline Barboza  sobre o autismo de Filipe. Disse  também que ele era cooperativo .Que bastava apenas lhe dizer o que ia fazer. Qual era o instrumento que seria usado. Falei isso para ele não ficar ansioso Todo tempo falei com ele , que não ia doer e nem iria  levar injeção. E ele ficou tranqüilo.
Indo desde cedo a consulta com o dentista , a criança autista passa a se familiarizar com este profissional que sempre vai orientar os pais como deve cuidar da saúde bucal do seu filho.  O contacto precoce com o dentista ajuda muito o autista! Dente sadio é sinônimo de saúde , física , estética e mastigatória.
Resolvi fazer este post para contar minha experiência com Filipe, já que ele é um autista adulto. E como a visita ao dentista regularmente o tem beneficiado todos estes anos. A prevenção é ainda a melhor solução para nossos queridos autistas.

Muitas vezes quando recebemos o diagnóstico do autismo, nós pais ficamos muito angustiados e a primeira coisa é procurar o tratamento certo para eles. Geralmente ninguém nos recomenda levá-los no dentista. Com muitas preocupações na cabeça , nos esquecemos do dentista e só nos lembramos na hora que eles sentem dor. E aí podem estar crescidos e ficarem com muito medo do tratamento e não cooperar. Seria isso muito normal, pois existem pessoas normais que morrem de medo do dentista. Quando isso acontece e a criança está sofrendo muito e necessário tomar anestesia geral para o tratamento. Evitemos chegar a este estágio levando-os regularmente ao dentista. Filipe na foto com a dentista do HCE, Eline Barboza que fez a semiologia. Ela foi muito eficiente conversando e demonstrando empatia com ele. A cada procedimento o informava o que ia fazer. O resultado foi que os dentes estão bem, apenas que um terá que fazer uma pequena obturação, sem almagáma é claro. Será de resina. Ele fez o raio x deste dente , é ele está normal também.

Ufaaaaaaaa..........ainda bem!

Na foto a dentista do HCE , Dra: Eline Barboza a quem eu digo MEU MUITO OBRIGADA

Por ter tratado Filipe muito bem!
 Enquanto esperava pelo dentista Filipe lia a revista rs




 Pesquisei aqui no google e encontrei estes endereços e telefones de lugares que fazem o tratamento dentário de autistas. Convém ligar para ver se realmente eles disponibilizam este tratamento.
Boa semana à todos.
UNIGRANRIO Universidade Grande Rio
Atendimento em odontologia, fisioterapia, ambulatório médico e direito.
Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160
Duque de Caxias, RJ
Tel: (0xx21) 2672-7777
*************************************************************

Universidade Gama Filho
Atendimento em odonto, com inscrições semestrais, tel. (0xx21) 2599-7157
Atendimento em psicologia, tel. (0xx21) 2599-7152
Atendimento em fisioterapia, tel. (0xx21) 2599-7221
Atendimento Jurídico das 9 as 11 horas, tel. (0xx21) 2599-7168
Rua Manoel Vitorino, 553
Piedade, Rio de Janeiro, RJ