Biografia Filipe Gonçalves Mélo.

Biografia Filipe Gonçalves Mélo.
Filipe Gonçalves Vieira Mélo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata em vários tamanhos até 2mx3m. Desenho com pintura. Desenhos em A 4. Exposição na Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto.

quarta-feira, 30 de março de 2011

NO DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, PORQUE VESTIR AZUL?

 Eu  sabia que o azul simbolizava a consciência para este dia 2 de abril em todo mundo em relação ao autismo.
Mas hoje li a referência a esta cor ricamente detalhada de forma poética, precisa e reveladora no blog do meu querido amigo Jorge Márcio , psicanalista e psiquiatra.http://infoativodefnet.blogspot.com/
 Com propriedade e de uma forma clara,  Jorge Márcio nos diz: A Imagem publicada  abaixo- um pedaço de um quebra cabeças que traz um rosto de uma criança, que nos olha e interroga, com o texto abaixo, que é difundido no site da ONU, pelo World Autism Awaraness Day (Dia Mundial de Conscientização do Autismo), O quebra cabeças é muito utilizado para representar a heterogeneidade e os diferentes modos de ser e estar autista. (Foto David Rockind Design Kim Conger)
  Continuando Jorge abre seu coração e diz.......
No dia 12 de abril de 1961, aos 27 anos de idade, Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a ir ao espaço sideral, na nave Vostok 1, dando uma volta completa ao redor de nosso Planeta e nos legou uma das mais lindas frases: " A TERRA É AZUL". Me lembro, então
 menino, da fascinação com a idéia poética de morar, viver e sobreviver em um mundo todo azul.
O autismo já me tocou pessoalmente há muitos anos. E sobre esta experiência já escrevi nesse blog (leiam o texto Um Autista pode ser um Artista da água?). Mas é preciso, nesse momento, relembrá-lo com uma atitude tão afirmativa como a que tomei no passado. É preciso que tomemos o AZUL como uma segunda pele, uma segunda camada de vida sobre nossos corpos. É a hora de tomada de consciência da existência de milhares de ''rain man" no mundo. 
São as pessoas que vivenciam os diferentes transtornos invasivos do desenvolvimento. São os que chamamos de Autistas, desde sua conceituação por Leo Kanner em 1943, com sua aglutinação sob o manto diagnóstico de um grupo de crianças com distúrbios psiquiátricos. Este psiquiatra infantil as caracterizava como "portadoras de": "um isolamento extremo desde o início da vida e um desejo obsessivo pela preservação da mesmice".


Bem , não vou contar o resto para que voces possam se ler no próprio blog do Jorge Márcio.  LER AQUI TODO O TEXTO http://infoativodefnet.blogspot.com/
Não posso tirar-lhes o praser de saborear este texto lindo , profundo de quem entende perfeitamente este jeito azul de ser.
Para Jorge Márcio meu MUITO OBRIGADO pela esta linda leitura azul que tocou muito meu coração e agora a olhar as pinturas  azuis de Filipe, me dou conta do seu real significado e do que voce escreve no Infoativo.
O azul é o o autismo,
E para terminar deixo aqui um poema de Pablo Neruda que dedico à todos os meu amigos e pais que lutam pela causa do autismo e aos autistas da nossa linda terra azul ....
***************************************************************************************************
Talvez .......

Talvez não ser,
é ser sem que tu sejas,
sem que vás cortando
o meio dia com uma
flor azul,
sem que caminhes mais tarde
pela névoa e pelos tijolos,
sem essa luz que levas na mão
que, talvez, outros não verão dourada,
que talvez ninguém
soube que crescia
como a origem vermelha da rosa,
sem que sejas, enfim,
sem que viesses brusca, incitante
conhecer a minha vida,
rajada de roseira,
trigo do vento,

E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos..."



Bom fim de semana à todos!
Ray

5 comentários:

  1. Beijinhos amiga!!!
    Excelente postagem, que me levou ainda a outro local com muita informação obrigada...
    Beijinhos Azuis Shauc, pra ti e Felipe

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem amiga, que me levou ainda a outro info com muita informação obrigada
    beijos Azuis p'ra ti e Felipe shuac.......

    ResponderExcluir
  3. Oi Mina querida amiga ,
    BOM dia!
    Obrigada por estar sempre comigo!
    Beijos para meu querido Bruno.
    Grande expert em climas!
    Beijos.
    Ray

    ResponderExcluir
  4. Só uma pessoa muito sensível para fazer este blog. Você e demais. Muito sensível, mãe incondicional. Mãe por toda sua vida. Você é fora de série. A você todo nosso carinho. Penha.

    ResponderExcluir
  5. Oi Penha.
    Que bom te ver aqui.
    Tá linda com este uniforme.
    Penha eu amo todos voces, são parte da minha familia.
    Obrigada por mim e Filipe pelas suas lindas palavras.
    Beijos .
    Ray

    ResponderExcluir