Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

quinta-feira, 1 de abril de 2010

2 DE ABRIL de 2010 , DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.

Ano passado eram 67 milhões de autistas em todo mundo. fonte: http://www.caras.com.br/edicoes/806/textos/yoko-ono-obra-pelos-autistas/
E neste ano quantos serão? Quantos pais de um ano para cá receberam o diagnóstico do autismo?
É preciso uma verdadeira Conscientização de governos e das pessoas em todo o mundo. Precisam os governos de capacitar médicos para diagnosticar precocemente o autismo em bebês. Autistas precisam também de educação adequada, tratamentos multidisciplinares, emprego,socialização.
MAS NÃO TEÊM NADA DISSO!
Porque muita gente não sabe o que é autismo. Não sabem como lidar ou se relacionar com eles.
É preciso saberem que este jeito diferente de ser é uma faceta particular destes seres humanos. Não agem assim por falta de educação , mas por uma grande dificuldade de interação.
Será uma doença , se não os compreende-los. Será uma prisão se não lhe abrirmos a porta da aceitação!
Apesar de um autista não encarar nos nossos olhos , ele nos vê. Gosta de ser cumprimentado, elogiado, aceito.
Que custa um Oi para um ser autista? Mesmo que voce não receba a resposta?
Significa : Respeito , bondade e empatia.
Existe agora na sua vizinhança , comunidade, cidade , país , uma criança ou um adulto autista. Olhe para ele (a) de agora em diante com mais dignidade, pense como deve sofrer por ser diferente , por não ter a compreensão da sociedade.
Sorria para ele (a).
Voce com certeza está aprendendo a ser um humano melhor com este ato.
Dia 2 de abril .Este dia da conscientização do autismo, deve ser todos os dias.
Pense nisso com carinho........


Aqui uma poesia de uma mãe de lindo rapaz , o Bruno que por sinal nos tem muito a nos ensinar.
Mina do blog  http://asperger-eu.blogspot.com/  de Portugal nos ensina com sua leitura e observação o que seu filho Bruno sente.
************************************************
Mergulhado na imensidão...

De um qualquer clima, ou constelação...
Sinto-me a vaguear
Nas nuvens a baloiçar...
Há procura de encontrar a perfeição...
Às vezes sinto-me alheio.
A pensar!..A pensar!...
Naquilo que me faz Feliz.
O tempo que faz, ou vai fazer.
Dependo dele para viver...
As pessoas não me entendem.
Porque falo do tempo.
O "tempo" todo...
Nem sabem o que sinto.
Quando me fecho no meu casulo...
E não estou para ninguém...
São momentos só meus...
Que gostava que entendessem...
Este mundo é de todos
E eu faço parte dele
Não são dois mundos diferentes.
Este também é o meu.
A diferença está em aceitar-me,
Exactamente como sou.
Um ser humano IGUAL

P'ra AMAR e RESPEITAR
Da mãe Mina para Bruno V.
Com milhões de beijinhos para todos os Portadores de PEA, e suas famílias
Lembrar que é o dia internacional da consciencialização do Autismo