Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Arteautismo é mais que arte é emoção é ciência!

O homem é ímpar no Universo que Deus criou. Seu cérebro também! E por ser assim o homem encontrou na arte uma maneira de expressar seus sentimentos e sensações, mesma aquelas mais recônditas e até desconhecidas para ele mesmo. Deus me deu a orientação através de orações e mais orações para me comunicar com meu filho autista! Este processo começou com a Psiquiatra infanto juvenil Maria Cristina Do Rêgo Abreu que me ensinou a respeitar os sentimentos de Filipe, meu filho com autismo! Depois  estudei as experiências de Nise da Silveira no Museu do Inconsciente. Não gosto muito das Teorias de Jung, creio  que Nise iria evoluir mais se pudesse ter oportunidade de ser coordenada por Sigmund Freud.Mas a ideia de Nise da Silveira é apaixonante, deixar os pacientes Ser em sua Arte, isso me interessou muito. Filipe meu filho autista é pintor. Tenho um método com ele , para que desenvolva o seu potencial interior com suas emoçoes. E para que isso aconteça é preciso não haver nenhuma Interferência externa. Todo processo começa na compra das tintas e dos pincéis e tela. Filipe escolhe pessoalmente tudo. Depois ele pinta. Seus desenhos e pintura, não são finos, apesar de ter todos os elementos da figura humana, olhos, boca, nariz etc.... São distorcidos, numa arte que é muito parecido com Art Brut, outro tipo de manifestação de arte de pessoas com distúrbios mentais, mas reconhecida e respeitada como Arte!
   Note estas pinturas de Filipe feitas agora em 2015 nas fotos abaixo. Este tipo de pintura feita por Filipe,


revela para mim sua mãe, que é mais que arte, mas é uma também uma grande dificuldade de expressar habilidades refinadas que nosso cérebro produz. Ao ver estas pinturas, me lembro do artista plástico pintor alemão Willian Utermohlen que tem Alzheimer. Quando a sua doença progrediu, ele, foi pintando seu auto retrato de forma dramática, até chegar a disformidade

. É aí que entra a arte de Filipe. Ela também parece deformada. Até que ponto o Autismo atingiu a capacidade do meu filho pintar o seu auto retrato? Esta pintura de Filipe abaixo é  uma das suas primeiras pinturas. Ele é o maior com a boca aberta.Ele mesmo se indenficou aqui,
E aí o que  eu Mãe, faço Meu Deus? Já fiz o que pude fazer, até conheci pessoalmente Alysson Muotri pesquisador brasileiro que esta na Califórnia estudando o autismo. A pesquisa dele é de fazer uma Mãe chorar de alegria, pois ela está avançada, centrada em pesquisas de alta qualidade dentro e fora do laboratório. E o que falta? VERBA, INCENTIVO DA PRESIDENTA DILMA!
Mas do que nunca eu acho que a pesquisa do Autismo que Alysson Muotri faz está relacionada com o Alzheimer também, pelo que vejo de Filipe meu filho com autismo faz com suas pinturas. Eu só sei que preciso achar um jeito de falar com a Presidenta Dilma Roussef, PRECISO SALVAR MEU FILHO, preciso que nos ajude, ou até mesmo algum empresário de grande porte ajude os autistas se recuperarem através de DOAÇÃO para a pesquisa avançar.  A pesquisa por si já demora , imagine sem  mais equipamentos, pesquisadores ajudantes, verba para viagens em busca de matéria prima para acelerar mais? Chega de ver os autistas sofrer com seus fantasmas que seus cérebros distorcem! Isso me dói não só pelo meu filho, mas em cada rosto cansado sofrido de cada mãe que conheço com seu filho autista,lutando sem armas contra este  inimigo AUTISMO!

Ray Gonçalves Mélo, Mãe de Filipe Autista pintor.



Um comentário:

  1. Look at the way my partner Wesley Virgin's adventure starts in this SHOCKING AND CONTROVERSIAL video.

    Wesley was in the military-and soon after leaving-he revealed hidden, "SELF MIND CONTROL" tactics that the government and others used to obtain whatever they want.

    As it turns out, these are the EXACT same secrets lots of famous people (especially those who "come out of nowhere") and top business people used to become rich and famous.

    You've heard that you use less than 10% of your brain.

    That's mostly because the majority of your brainpower is UNCONSCIOUS.

    Maybe this expression has even occurred IN YOUR own head... as it did in my good friend Wesley Virgin's head about seven years back, while driving a non-registered, beat-up trash bucket of a car without a license and with $3 on his bank card.

    "I'm absolutely fed up with going through life check to check! When will I finally succeed?"

    You've taken part in those types of thoughts, isn't it right?

    Your success story is waiting to happen. All you need is to believe in YOURSELF.

    Learn How To Become A MILLIONAIRE Fast

    ResponderExcluir