Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

quinta-feira, 28 de março de 2013

Uma genética bloqueando a linguagem , mas que não consegue bloquear a arte inerente no Filipe. Venha ver a exposição ARTEAUTISMO no dia 2 de abril, dia da Conscientização do autismo! Vai ser no Rio de Janeiro!

 Há pouco tempo foi publicado em março de 2013, que cientistas anunciaram que  conseguiram reverter 17 sintomas de autismo usando o modelo animal de ratos. Disseram que as células emperram em um modo defensivo metabólico. Para maiores informações clique aqui.http://oglobo.globo.com/saude/pesquisadores-testam-droga-que-pode-reverter-sintomas-do-autismo-7838769
 Alysson Muotri cientista brasileiro radicado na Califórnia em San Diego, consertou o neurônio autista em laboratório, buscando agora a cura com pesquisa de medicamentos para tratar os autistas.
Estamos avançando, e eu conto e confio muito em Alysson Muotri. Por isso voces veêm desde o ano passado aqui e no facebook uma campanha para trazer sua pesquisa e ele para o Brasil.
   Mas voltando ao autismo. Vemos pela pesquisa que neurônios estão emperrados, doentes , formando uma carapaça que faz o individuo portador do autismo ficar preso em si mesmo. Mas o ser humano que foi criado por Deus sempre dá um jeito de enfrentar a genetica.
E foi isso que Filipe meu filho fez com arte. Sem conseguir usar sua linguagem e sem poder se desenvolver adequadamente. Não desistiu. Não se entregou . Se esforçou . Ele mandou imagens, cores e mensagens codificadas em arte, que nós precisamos entender e decifrar. Um dia tenho certeza iremos entender. Eu como mãe estou tentando fazer minha parte, ajudando meu filho chegar até voces!
 A arte de Filipe , foi o veículo e o modo que usou para transmitir a mensagem. A arte também foi o meio de fortalecer o seu ego e autoestima.
  Como mãe eu tinha a obrigação de entender esta mensagem do meu filho. O Deus Todo Poderoso, me deu a intuição necessária para  ajudar Filipe.Procurei então valorizar cada mensagem, cada traço, enviado a mim pelo meu filho. Era ele , mais perto de mim.
  Todos os quadros pintados por Filipe , não sofreram interferência. Sempre vieram de dentro dele . Cada traço e cor escolhida me davam uma alegria muito grande. Observar ele pintar , me dava a certeza de que este era o caminho. Esta foi uma experiência e tanto na minha vida, achar o meu filho, por onde ele mostrasse ser o caminho. Não foi fácil, porque as primeiras mensagens eram imperceptíveis, tudo era muito subjetivo, surreal. Mas aos poucos fui percebendo. Ter muita fé e orar muito ao Deus Todo Poderoso em suplicas foi fundamental para que Filipe conseguisse!
 2 de abril de 2013, vamos ter a exposição de Filipe. Eu vou levar os bonecos também. Eles são a pintura tomando forma mostrando para Filipe o quanto é real e concreta sua arte.
O Endereço está no convite começa as 10 da manhã e termina as 17 horas!
Seja Bem VINDO!  Se voces quiserem Filipe pode desenhar o boneco para voces verem!
Levarei tinta e pincel e uma tela em branco para voces verem ele pintar. Qualquer duvida podem entrar em contato. rayefilipe@gmail.com ou 21 Tim 8373-6953  Ray Gonçalves Mélo . Mãe do Filipe Vieira.




4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Bonito Ray!

    Não tenho mais palavras. Você é uma mãe lutadora e peras!

    Beijinhos nos dois :)

    ResponderExcluir