Biografia Filipe Gonçalves Mélo.

Biografia Filipe Gonçalves Mélo.
Filipe Gonçalves Vieira Mélo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata em vários tamanhos até 2mx3m. Desenho com pintura. Desenhos em A 4. Exposição na Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto.

segunda-feira, 18 de março de 2013

EXPOSIÇÃO ARTEAUTISMO, É A MENSAGEM QUE VEM DO SILÊNCIO DE UM AUTISTA. VOCE PRECISA VER PARA ESCUTAR!

Jesus Cristo disse: _A Fé pode mover uma montanha......Eu sempre tive fé no Meu Deus Todo Poderoso e esta fé me fez acreditar no meu filho Filipe como um ser capaz! Embora toda uma medicina na época me desse indicativos que nada poderia ser feito, que era assim mesmo....que eu me conformasse! Que meu filho viveria apenas no seu mundo. Falo do autismo, que acometeu meu segundo filho, o Filipe.
Eu encontrei a psicanalista infantil Maria Cristina do Rêgo Abreu quando Filipe tinha 8 anos. A  sua abordagem , que acabara de chegar da França, era de acreditar no potencial do ser humano, sem se importar se ele era autista ou não. Eu mãe na época estava com a Síndrome do Pânico. Ela cuidou de mim e me ajudou a me reestruturar. Meu filho precisava do meu acreditar e da minha Fé no Deus Todo Poderoso.
Foi assim que começou toda experiência do ArteAutismo, site lançado em 2008. Conhecido e visitado por pessoas do mundo todo. O site ArteAutismo é registrado e tem uma marca!
Autistas não verbais como a palavra diz, não conseguem falar, formar frases ou dizer o que sentem. Isso é doloroso para uma mãe. Eu queria muito falar com ele e sonhava ve-lo falando.
    A minha experiência com Filipe ocorreu, pela  falta de comunicação e do meu desejo de ter o meu filho mais perto de mim.  Muitas vezes o vi chorar , sem estar com dor, sentia sua angústia e chorei muitas vezes com ele sem poder ajudar. A mensagem que ele tinha para me contar começou assim:
Desde cedo ele gostava de rabiscar, eu guardava tudo, pois era  tudo que eu tinha dele.
Até que com 12  anos,eu o vi fazer a sua pintura com canetinhas hidrocor, ele formou um desenho em 3 dimensões.Lindo. Muito bem feito , para quem tinha autismo. Ele queria falar comigo e o mundo, foi isso que entendi ao ver sua pintura .
Autismo nesta época era sinônimo de incapacidade! Não acreditei nos médicos.
Procurei professores de pintura para Filipe. Foi rejeitado por alguns. Até que a professora Vera Ranieri começou dar aulas de pintura pra ele.
Mas eu sentia que era pouco.E o Deus Todo Poderoso me deu a idéia!
Comprei cavalete, tintas e pincéis e dei para ele. E ele pintou os quadros mais lindos que eu já tinha visto!
Filipe respondeu ao meu apelo de mãe e pintou! Como ele foi forte e corajoso!
Pois é muito dificil para eles, para quem tem autismo.
E eles foram feitos aqui em casa, sem nenhuma interferência. Era o meu Filipe que estava se revelando, me mostrando seu mundo interior. Foi emocionante, chorei de alegria ao ve-lo pintar!
 E a pintura de Filipe  tinham vida, esperança e comunicação!! Era uma linguagem que saía de um mundo onde médicos diziam ser impenetrável. Meu filho é autista clássico, não verbal.
Mas depois da pintura que ele produz, esta informação já não é tão verdadeira!
Meu filho melhorou muito, sua auto-estima!

Por isso convido psicológos, psicanalistas, arteterapeutas , profissionais do setor e amantes da arte e cores! Pessoas que queiram conhecer uma arte que nasceu de um mundo impenetrável a vir na Exposição ARTEAUTISMO, no dia 2 de abril de 2013, este é o dia da Conscientização do autismo no mundo inteiro a ver os quadros que ele pinta. E também vai ver como ele escolhe as tintas, como segura o pincel e como faz o seu traço ao vivo.
Os bonecos que fez a pintura. Toda pintura é uma  linguagem que vem de dentro do Filipe. Vai ser na AABB da Lagoa Rodrigo de Freitas. Salão Galeria. Inicio : Das 10.00 as 17.00 horas Endereço: Av: Borges de Medeiros, 829- Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro. Tel: 21 2259-4295
Venham conhecer Filipe, que se esforçou muito para pintar assim. Venham ver sua mensagem! O ArteAutismo é uma experiência de vida. É um grito de um silêncio!
Beijos de:
Filipe e Ray.

EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado anualmente no dia 02 de abril e foi criado pelas Organização das Nações Unidas, desde o ano de 2008, como pedido de atenção ao Transtorno do Espectro Autista, nome oficial do Autismo.  No Brasil estima-se que tenhamos mais de 2 milhões de autistas, sendo que mais da metade ainda sem o diagnóstico. 

E em comemoração a este dia, a AABB-Rio traz a exposição do pintor autista Filipe, a partir das 10 horas no Salão Galeria. 

O azul é considerado a cor do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos, portanto no dia 02 de abril, vista ou  ilumine algo  de azul e venha participar da  exposição. 
Não perca!!!




Um comentário:

  1. Correu bem Ray. isso é que é preciso. A situação está muito difícil em todo o mundo. Aí no Brasil a coisa vai ficar muito preta e piorará logo a seguir aos JOGOS...

    Te convido a visitar o meu blogue e ver algumas fotos finais pois estou quase a despedir-me "daquele" blogue e a retirar as fotos. Dá um mergulho comigo e com a Necas naquela piscina linda em Amares, Braga.

    Beijinhos para si Ray e um forte abraço no Filipe (Tudo de bom)

    ResponderExcluir