Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A escrita autista pode revelar seus sentimentos!

 O cérebro do autismo é difícil de entender. Não sabemos como é processado os pensamentos.
Em alguns autistas nunca sabemos o que eles estão pensando, se estão alegres ou tristes. Não sabemos o que esperam do mundo ou do futuro e como se sentem no nosso meio. Com o advento da internet muitas mães tem relatado o que sentem seus filhos e muitos autistas através de um comunicador do computador tem nos dito o que sente o autista. Precisamos de ter ferramentas para ajudar nossos autistas a contar como é ser autista e quais são seus sentimentos e expectativas.
Jesus falou que a fé remove montanhas . Desde que que descobri que Filipe tinha autismo, eu tive fé no Deus Todo Poderoso que criou todas as coisas. Se ele nos criou dotados de inteligência, amor e superação então por certo haveria no cérebro de Filipe um pedacinho saudável que anularia alguns efeitos do autismo. Dentre eles a comunicação. Esta a principal que nos daria os meios para chegar com a ajuda.
O médico de Filipe me disse que Filipe se esforça , mas esbarra numa genética que o impossibilita de avançar. Existe no seu cerebro muitos impedimentos para que as conexões e as sinapses se encontrem de forma normal. Mas o Filipe é um lutador, com um jogo de letras (comprei logo três para que ele tivesse muitas letras para formar os nomes) aprendeu à ler sozinho aos 3 anos.Aprendeu a escrever em letra de forma. Mas Observe o G é escrito ao contrário. Vendo a letra do Filipe o médico dele falou, -Porque ninguém ainda viu que este menino tem dislexia?  Outra dificuldade que ele encontra para entender tudo.
Mas continuei com minha fé, esperando sempre algo mais de Filipe. Alguma coisa que mostre como ele é e se sente. Na minha busca encontrei a arte e ele respondeu com seus quadros. Se tornou alguém um artista plástico.Muito mais do que isso a arte se tornou um veículo para aliviar suas tensões.
Depois o ensinei a desenhar o Paint , hoje ele mexe em todas as ferramentas deste aplicativo, e sabe até mais que eu. Não fica mais sem fazer nada na sala, tem algo para fazer e este algo também o ajuda a elaborar coisas internas. Por último eu dei este caderno da foto com uma caneta amarrada no caderno por uma fita. Para que sempre estivesse pronto para a escrita dele.Quando vai ao médico pede folhas e escreve muitas coisas reveladoras, que eu não sabia que estava atento. Neste caderno tem coisas do dia a dia , onde ele quer ir, o que escuta, o que está dando na televisão, enfim uma comunicação e exercício mental para ele. Mas escreveu ontem algo que me arrepiou na primeira foto: -Achando rádio ( deve ser o da Camila, as vezes ela pede ele para pegar pra ela)  depois escreve- Quem sou eu  quem e depois escreve Briga . Quando ele me deu esta folha para ler fiquei arrepiada. Será que Filipe está consciente do problema dele e se questiona? Meu Deus! Isso é muito , profundo, mas voces se lembram que ele também escreveu: Porque viver?   E isto que ele ecreve sobre  Maceió?  Queremos viajar e ele não  por isso escreve:_ Sim ou não Maceió. E hipotálamo , o que Filipe sabe sobre hipotálamo?
Não sei se choro ou rio . Mas se chorar é de felicidade , porque meu filho está se comunicando apesar de ninguém acreditar que ele chegasse aqui. E está se questionando. Este post é para todas as mães , que nunca desistam de seus filhos autistas. Embora estejam ali quietinhos não demostrando nada pra voce, está VIVO, rico por dentro esperando a sua compreensão. Há de se formar mais pessoas na área de psicologia para entender o processo mental do autista e criar mais faculdades de arte no país. Vamos acreditar minha gente! Vamos acreditar o ser humano é um ser fantástico, temos muito a aprender com nós mesmos.Talvez os autistas abrirão um capitulo novo para a compreensão da humanidade. Vamos acreditar e ter fé!
Beijinhos e boa noite para todos !
Ray



Primeira fto ele escreveu :  Achando rádio -

11 comentários:

  1. Ray, boa noite!
    É com imensa alegria que recebo novas tão boas. <acho que não sei e nem imagino sequer como se sente, deve ser um turbilhão de emoções todas à flor da pele.

    Minha amiga, querer é poder e, você quer e acredita com muita força, GRANDE MÃE!

    Beijinho muito amigo,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, que alegria te-la aqui querida.
    Ana eu estou feliz sim, nem tudo está perdido, não é mesmo.Meu relato agora pode ser bobo, mas no futuro tenho certeza que vai ajudar no entendimento dos nossos autistas. Eu observo e estudo cada passo de Filipe e sua evolução. Eu vou confessar pra voce, não sabia que o Filipe ia chegar até onde está.
    Como a gente não sabe nada da vida não é?
    O futuro só pertence a Deus, só ELe sabe os caminhos.
    E eu sou grata ao Meu Deus Verdadeiro, por me ensinar a acreditar no Filipe.
    Ana, voce sempre incentivou e apoiou a arte de Filipe, voce é uma pessoa muito especial para mim e Filipe. Obrigada de coração pelo apoio!
    Ray

    ResponderExcluir
  3. Boas novas Ray

    Felipe está desabrochando, é estimular cada passo cada palavra.
    Nunca saberemos os pensamentos que lhes ocorrem, mas já arranjou uma forma de comunicação para se aproximar, é necessário um estimulo constante e cada vez mais as novas gerações com conhecimento adquirido e com alguns estudos, podem minorar e encurtar esta lacuna da comunicação...
    bjinhos

    ahahahah também quero pizza:)

    Já uma gravação da peça representada pelo Bruno , mas é no facebook não fui eu que gravei, não tenho a gravação foi o local onde ele representou que registaram se conseguires ir ao meu face, está lá, não consigo por no blogue, porque não tenho a gravação, limitei-me a partilhar de onde a tinham colocado:-)

    ResponderExcluir
  4. Oi Mina, querida é verdade, as nuvens estão clareando, Filipe já consegue dizer um pouco o que sente. Ele está mais sabido, presta mais atenção nas coisas e já me ajuda em pequenas tarefas. Estou feliz de que ele tenha um eu interno e que não está anulado por dentro. Vamos esperar o futuro, quem sabe a ciência não inventa o clique certo para o cérebro dele? Enquanto não chega vamos estimulando...
    Ah Mina tudo de internet aprendi sozinha, fui eu mesma que fiz o site www.arteautismo.com do Filipe. Não difícil porque sete passos do Terra. Mas Eu estou tentando adicionar voce no Face do Filipe mas não consigo.
    Dá pra voce me convidar?
    Estou doida pra ver o Bruno representando.
    Ajuda aí amiga, quero ver logo meu Bruno!
    Aguardo ansiosa.
    Ray

    ResponderExcluir
  5. Olá, obrigada pela visita.
    Hó diz pro Felipe que eu quero ser convidada para esse churrasco com cinema e pizza pra arrematar . Ele quer só porque não tá podendo né ? É assim mesmo , agente tem que negar certas coisas, minha filha mais velha adorava nescau e não podia beber leite por causa da lactose, até achar um leite que não fosse de soja que ela detestava e que ela bebesse sem reclamar foi paulera.
    Beijos no coração de vocês e até breve.
    Vanessa.

    ResponderExcluir
  6. Ray
    Já viste ele de terno:-)
    A paágina de Felipe, já tinha adicionado, à muito tempo.
    Vindo pela página dele deves conseguir ver...entretanto vou-te enviar por e'mail o link se conseguires ver. Mas tem também fabula escrita pela mãe de um outro menino autista, que conta a história de um pinto autista, que acho ias gostar...
    bjinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Vanessa, querida, eu não sei mais o que fazer para este rapaz comer menos. E olha o que gosta? Tudo que engorda. Churrasco ( Aqui em casa tem churrasqueira) ele quer todo fim de semana e não dá.
    Quer cinema e depois pizza. O pior que o danadinho come com uma boa tão boa, com tanto prazer que dá muito pena ,negar isto pra ele. A vida lhe negou muitas coisas não é?
    Ah lá vai eu pensar com pena de dele.
    O glúten faz mal, as gorduras do churrasco diminuem a vida dele.
    Preciso ser forte. Neste ponto ainda estou muito fraca. Mas me conta que leite é esse sem lactose? E gostoso? Fala ae. Eu gosto do frapê de coco da ADES, que não tem gosto nenhum de soja.
    Se tiver dicas deixa aqui querida.
    Beijos e beijinhos para suas meninas.
    Ray

    ResponderExcluir
  8. Mina , querida , não consegui , parece que facebook de artista kkkkkkk foi que fiz pra ele , é meio truncado.
    Que acha de voce me ajudar na administração do Face dele?
    Eu fico muito enrolado com a casa com o outro blog com a vida etc.
    Pensa com carinho.
    Beijos.
    Ray

    ResponderExcluir
  9. Lool amiga Ray
    A quem pedes ajuda, quem não percebe nada disto:-)
    Quando blogue apanhou virus estava a ver que apagava tudo tive de pedir ajuda.
    Não sei fazer mais nada para le´m de publicar:-)
    Mandei-te as gravações por email, espero que lá consigas ver:-) bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Filipe e Ray. É bom ver que o Filipe se expressa de muitas formas e pela escrita também.

    O Bruno também nos tem surpreendido com muitos escritos e alguns desenhos interessantes...

    É bonito!

    ABRACEIJOS FORTES

    ResponderExcluir
  11. olá bom dia, amei os Desenhos do Felipe tenho um artista em casa também o nome do meu amor é Gustavo ele tem 12 anos estuda está no quinto ano ,o diagnostico de é asperger é muito amoroso mais tem dificuldades em interagir com pessoas que não são do seu cotidiano principalmente com crianças ,ama desenhos animados como o pica pau ,ama animais o maior prazer dele é ir ao zoologico de São Paulo teve muitos avanços hoje minha preocupação é a adolescencia espero que continue amoroso meu nome é Ana Marta é muito bom saber que não estamos sozinhos nestá jornada

    ResponderExcluir