Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Arte de um autista é escolhida para virar selo na ONU no dia 2 de abril de 2012


   Li esta noticia que me deixou muito feliz, um rapaz autista irlandês Colm Isherwood,  foi reconhecido pelo que sabe fazer: ARTE. Ela não tem preconceito, acalma e estimula , valoriza. A arte é sem dúvida um canal para o autista, um suporte terapêutico de integração e cidadania. E com mérito o prêmio da ONU foi dado à este rapaz . Colm escolheu a arte para ser um veículo de comunicação com o mundo e as pessoas, já que tem um deficit na fala .
Se voce estivesse preso  num buraco  sem conseguir falar com ninguém?Incomunicável , e encontrasse  algo para comunicar que voce esta ali, vivo ,não o faria?  O autista vive em si mesmo , porque a sua condição neurológica(o buraco que eu me referi)  o deixa preso sem comunicação e interação.
A arte é isso para autista, uma possibilidade de comunicação, uma válvula de escape, uma saída .
Os autistas,gostam da Arte(já mostrei muitos exemplos aqui no blog) porque ela é livre, permite uma saída , socializa . Os autistas constroem através da arte a solução dos seus problemas.
Será que ninguém vê isso?
Eu nestes 25 anos com a experiencia da arte com meu filho Filipe estou cada dia mais convencida disso! 
Bem,chega de desabafo, uma boa noite para todos!
Ray


Na foto acima  Colm e o irmão gêmeo e seus pais. Abaixo a linda pintura que ele fez e se tornou selo comemorativo!  

A arte de um rapaz autista de 25 anos foi escolhida com mais dos 8 artistas globais. A Administração postal das Nações Unidas (UNPA) vai lançar os selos no dia 2 de abril de 2012. O dia da Conscientização do autismo.
Colm Isherwood Mahon não sabe ler nem escrever , mas a arte o ajudou a subir nas alturas e por ela foi reconhecido um artista.  Seu professor  submeteu suas pinturas na ONU para que elas concorresse para o dia dia 2 de abril. Dia Mundial da Conscientização do autismo em todo mundo!
 A seleção final foi o resultado de uma pesquisa para artistas talentosos com autismo que estavam ansiosos para mostrar seu trabalho para UNPA e foi muito difícil escolher o vencedor, pois todos tinham um excelente trabalho.
Mas é preciso escolher um e Colm foi o premiado.
Colm agora está trabalhando duro para uma nova exposição em breve. O interessante é Colm também tem um irmão gêmeo autista com as mesmas características dele, porem a arte não lhe atrai, ele gosta de música. Que também é uma excelente escolha!

" Toda pessoa com deficiência tem valor e deve ser apoiada. A intervenção precoce é a chave para o sucesso e esperamos que o nosso Governo vai continuar a investir nos serviços de deficiência ", Disse o pai De Colm.

Fonte da pesquisa  no link abaixo. 

http://corkindependent.com/stories/item/7228/2012-5/News


Não deixem de conferir a linda pintura deste valente e esforçado autista artista no link .https://picasaweb.google.com/105081642982023906747/AutisticArtistColmIsherwoodArtExpoCorkIreland

6 comentários:

  1. Oi , como tá o gatão ? Ainda meio estressado com a dieta ?
    Que notícia legal, as pessoas não teem muito conhecimento quanto ao autismo, as vezes pensam ser só timidez de criança, mas é coisa séria e merece atenção, a divulgação do selo com as artes será um reconhecimento legal de um assunto meio que desconhecido por muitas pessoas.
    Beijos no coração de vocês .
    P.S.: fala pro Artur pra não esquecer de me convidar pro churrasco com pizza. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, querida , o gatão tá aqui pedindo pizza e eu vou ter que conseguir uma massa sem glúten, não fiz ainda, porque não pode ter mussarela e só de sardinha , não é gostoso. A mãe aqui também é enjoada rs e fica dificil.
    Mais estou perseverando, mas ele escorrega , ah se escorrega.
    E as meninas? Como estão, amei as bolsinhas que voce criou para elas pintarem,Porque voce é arteira também, isso mesmo Vanessa, incentive a arte com elas e voce verá como a mente delas vai se expandir e elas verão um novo horizonte!
    Beijinhos.Ray

    ResponderExcluir
  3. Olá Ray!!!
    Gostei, muito desta matéria, pena nem Portugal nem Brasil terem iniciativas destas.
    Vê se p'ro ano concorres com uma obra de Felipe.

    Não tenho conseguido comentar, por causa dos caracteres, é muito dificil conseguir distinguir as letras. Já tentei pelo menos 4 vezes, assim não dá levo mais tempo as tentar as letras que escrever o comentário:(((
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Ray, boa noite!
    Que noticia maravilhosa, fico muito feliz com este acontecimento. Está mais do que na hora de começarem a reconhecer o talento destes seres tão especiais.

    Beijinho grande para si e Filipe,
    Ana Martins

    ResponderExcluir
  5. Oi Mina, querida,Como está tudo aí neste feriadão. Como eu tive de trabalhar hoje ( Sábado) fiquei no Rio, vou depois, a região dos lagos fica muito cheia também, supermercados, padarias transito.
    Vou curtir praia com a familia e Filipe.
    è amiga se alguém promover inscrevo o Filipe , a gente tem de tentar de tudo né? Que coisa linda Bruno de fato, pena que voce colocou só uma foto. Ele ficou muito bem. E que projeto lindo voce participa Mina, eu me orgulho de ter uma amiga como voce!
    Mil beijinhos pra ti e Bruno.
    Ray

    ResponderExcluir
  6. Aninha Martins , obrigada pela visita.
    Voce é nota mil e sempre nos deu muita força. Gosto muito da sua presença aqui e da sua solidariedade.
    Um beijo grande querida amiga!
    Ray

    ResponderExcluir