Biografia Filipe Gonçalves Mélo.

Biografia Filipe Gonçalves Mélo.
Filipe Gonçalves Vieira Mélo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata em vários tamanhos até 2mx3m. Desenho com pintura. Desenhos em A 4. Exposição na Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um pintor autista consegue dizer o que sente pelo um sistema de Computador. Isso vira um filme.



 O filme  lindo e emocionante WRETCHES & JABBERERS é sobre dois homens com autismo , Tracy Thresher 42 anos   e Larry Bissonnette de 52 ,um autista artista, que descobriu também na pintura uma forma de comunicação, segundo ele relata era tudo que tinha , pipas e outros brinquedos ele não brincava.Eles fizeram uma viagem ao redor do mundo ano passado  divulgando o filme que traduzido é MISERÁVEIS& JABBERERS
Miseráveis segundo o filme é aqueles que tem prejudicado a fala como eles. O documentário também fala das oportunidades que as pessoas devem dar aos autistas , deixando de lado o preconceito e conseguindo enxergar que o autismo não está ligado a falta de inteligência.
O documentário  é maravilhoso pois eles fazem uma viagem ao mundo na tentativa de mudarem a atitude das pessoas em relação ao autismo em si.
Quando criança Bissonnette,  era considerado retardado e excluído da sociedade  porque a sua fala era muito limitada. Quando descobriu que podia falar através de um comunicador de voz instalados no computador, a sua vida mudou. Puderam falar o que realmente sentiam como autistas.
 Eu mãe do Filipe, gostei muito do que Bissonette fala na sua pagina http://www.myclassiclifefilm.com/  sobre o que sente quando pinta. Ele diz: -Enquanto minha mão desliza no pincel sinto que saem  meus sentimentos reprimidos.- Me sinto relaxado. Ele espera também  viver da pintura do autismo. Lendo sua pagina e vendo suas lindas pinturas , você sente que ele é engraçado e tem um grande senso de humor
Penso que também poderíamos ter profissionais como o que ajuda Bissonette a escrever o que sente no computador. Um Facilitador. Já vimos uma menina com autismo severo usar este método e descrever porque tinha tanta hiperatividade . A dificuldade que eles tem de falar é muito grande. A vontade existe , mas os seus cérebros, não conseguem  fazer as conexões necessárias para isso. Uma vez quando Filipe era pequeno tentou muito falar e chegou a virar os olhos. Fiquei com medo de que ele continuasse e pedi para parar. Em casa ensinei Filipe a desenhar no computador. Ele fica horas desenhando e apagando, não deixa nada, chega ser compulsivo. Dei um caderno para ele escrever o que quer. Tem escrito quando acorda: Acordou... e Muitas outras coisas formando frases. Gostaria de conseguir este sistema que Bissonnette usa, quando ele digita  uma voz robótica do PC  verbaliza esta escrita.
Creio que com este método vamos descobrir muitas coisas dos nossos autistas precocemente e assim poder ajudá-los.
Abraços à todos com carinho!
Ray


2 comentários:

  1. Interessante, gostava de ver o filme, se encontrares me diz...
    bjinhos
    Mina

    ResponderExcluir
  2. Oi Mina, a chuva passou....foi um toró e tanto!
    Então, o filme é muito bom pela sinopse. Eles podiam colocar pra gente ver né?
    Tem este video com eles .
    http://www.youtube.com/watch?v=lVc07NtzjEE

    Cola e vê ae, agora vou pesquisar sobre bulling para falar. aquele rapaz da escola do Bruno fez muito mal pra ele .
    Beijinhos.
    Ray

    ResponderExcluir