Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O que tem na mente de um autista?

 Depois do eu tenho visto Filipe escrever, tenho tido a certeza de que realmente em matéria de mente humana , não sabemos nada . A mente humana é muito mais complexa do que possamos imaginar!
  Filipe desde dois anos parou de falar. De lá para cá tem se comunicado através de gestos e da escrita. Ele aprendeu a ler com 3 anos sozinho. Do ponto de vista classificatório, Filipe  seria um autista de baixo funcionamento porque não consegue falar. Eu sempre dei ora bolas, para classificações , eu as acho discriminatórias e isoladoras. Marcam a pessoa e a inibem. Procurei sempre trazer Filipe para nossa realidade. E agora adulto tem deixado com lágrimas nos olhos escrevendo e mostrando para mim frases que eu pensei que ele nunca escreveria.
-Porque viver? está frase escrita por Filipe me deixou triste mas feliz por ele ter esta noção de realidade.
Agora escreveu outra: O que é que eu quero?
Meu Deus , como está por dentro este menino?
Se tem algum profissional que pode ajuda-lo por favor me contate.
Preciso ajudar Filipe e não sei como faze-lo. Ele ainda escreve frases para mim como por exemplo._ Maceió, sim ou não?
Tudo acompanhado do tal ponto de interrogação????
è muito profundo estas considerações para um autista.
Tenho anotado todas estas inquietações no livro que escrevo sobre ele.
Hoje quando acordei as 4 da manhã para ir ao mercado das flores, encontrei Filipe e minha filha Camila na sala. Ela no PC e ele escutando DVD. Ele sempre foi fã do Renato Russo e repetia músicas várias vezes. Mas agora era o Raul Seixas que ouvia. Minha filha disse que ele repetiu e pediu a ela várias vezes para colocar esta música indicando no próprio álbum do artista.
A música? Maluco beleza que colocarei para vocês ouvirem.
Será que tem a ver com a palavra escrita várias vezes por ele, a palavra é DOIDÃO.
Haja coração de mãe!
Boa semana para todos.

Maluco Beleza

Raul Seixas
Composição: Cláudio Roberto
 Enquanto você

Se esforça pra ser
Um sujeito normal
E fazer tudo igual...
Eu do meu lado
Aprendendo a ser louco
Maluco total
Na loucura real...

Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez...
Vou ficarFicar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza...
E esse caminho
Que eu mesmo escolhi
É tão fácil seguir
Por não ter onde ir...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Eeeeeeeeuu!...
Controlando
A minha maluquez
Misturada
Com minha lucidez
Vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com certeza
Maluco beleza
Eu vou ficar
Ficar com toda certeza

Bom fim de semana à todos.
Ray