Amigos (as) convido à todos a conhecer , Dr: Jorge Márcio , um grande lutador pela causa autista.
Leiam seu texto lindo!
Um autista pode vir a ser um artista com a água?
"O inconsciente molha aqueles de dele se embriagam... mutuamente." (Jorge Márcio d'aprés Felix Guattari)
“Me instigaram estes dias a escrever sobre minhas experiências clínicas com os AUTISMOS. E a minha lembrança/saudade retomou o tempo em que implantava um Serviço de Psiquiatria infantil no quase desértico, pelo clima já diferenciado naquela época, e excluído, pelas comunidades desfavorecidas que o cercavam, o bairro de Bangu, Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, na década de 80.
Leiam o texto integral no blog - http://infoativodefnet.blogspot.com/2010/04/um-autista-pode-vir-ser-um-artista-com.html
Este texto é uma homenagem ao DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O AUTISMO - Escrito pelo psiquiatra Dr: Jorge Márcio, no Dia 02 de ABRIL,...... e ao jovem A, assim como o filho de uma amiga, Murillo e os muitos que estão fazendo ARTES por aí, mundo afora e mundo adentro...

Geralmente as pessoas olham primeiro para a deficiência de Filipe. Mas ele tem sua arte que é ímpar, uma arte que mostra o seu mundo interior, como uma incursão naquilo que ele vê. Eu como sua mãe gostaria que antes de olharem sua deficiência,pudessem ver primeiro a sua arte e assim anular sua deficiência. Este é o objetivo deste blog e do seu site criado www.arteautismo.com Contato 21:98373-6953 9 8048-8301 rayefilipe@gmail.com
Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953
sábado, 24 de abril de 2010
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Um modelo de escolas para autistas para ser copiado no Brasil
Esta semana finalmente fatigados com a escola de Filipe , resolvemos eu e meu marido tira-lo da escola . A muito tempo estamos insatisfeitos com o trabalho deles. Mas a gota d´agua foi Filipe passar um mês e meio sem ir à escola e ninguém de lá ligou para saber o que estava acontecendo. A psicóloga encontrou meu marido no supermercado quando Filipe estava internado. Ele voltou para casa e mesmo assim não ligaram. Fiquei estarrecida . Que escola é essa que não se importa com a saúde e o bem estar de seu aluno? Cadê o humanismo, qualidade essencial para tratar um autista? Bem, não quero falar mais disso porque me dá uma revolta. E não quero sentimento ruim no meu coração. Agora Filipe vai ter várias atividades e um professora particular. assim fico mais tranquila.
Procurando pela escola ideal na net , fui longe lá em Singapura e achei blog da professora Cordelia , que sempre está buscando ter mais conhecimento para ajudar seus alunos autistas. Este é seu blog http://autismabroad.blogspot.com/ Ela nos mostra em sua viagem o modelo que muitas escolas deveriam ter para autistas aqui no Brasil. E essa escola deveria ser criada pelo Governo. Pois ela precisa ter todas as atividade e espaços necessários.
Cordelia nos mostra isso em em Singapura .

Terça-feira 29 de dezembro de 2009 Pathlight Escola
(Minha visita a Pathlight School, a escola autismo primeiro em Cingapura, foi ainda melhor do que eu esperava! Como mencionei anteriormente, Pathlight é um lugar bonito, de muitas maneiras:Pathlight escola é também abriga o escritório central do autismo Singapore's Resource Center (ARC))


A escola posui um lindo jardim e uma horta integrados. Um convite para os autistas entrar em contacto com a natureza.












Esta é:
Pathlight Store, onde obras de arte dos alunos é impresso em camisetas, feita em revistas e post-its, emoldurado e vendido! A venda doProduto ir diretamente para o designer do estudante. Isso encoraja aqueles que têm uma paixão e talento para a arte de perseguir isso como uma carreira.


Enfim, foi muito bom conhecer esta escola e saber que em algum lugardo mundo, pessoas humanitárias estão preocupadas com o bem estar deles.
Pathlight situa-se entre duas escolas públicas. Durante o almoço, os portões entre as escolas estão abertas para permitir aos alunos se misturarem. Embora seja difícil para crianças com autismo a interagir socialmente com os seus pares com desenvolvimento típico, a mistura física facilita estas trocas.

Cordelia, amei conhecer seu trabalho, realmente fiquei espantada com a qualidade de Pathlight. Parabéns por nos mostrar tudo isso e por estar preocupada em dar o seu melhor para eles.
Um beijo.
Ray
Para saber mais desta escola visite http://www.pathlight.org.sg/
Crianças com um QI inferior a 70 freqüentam Eden School http://www.edenschool.edu.sg/ (Anteriormente conhecido como o autismo Cingapura Escola).
terça-feira, 13 de abril de 2010
A cura do autismo.
Eu li no blog da querida Amanda Bueno http://caminhosdoautismo.blogspot.com/2010/04/projeto-genoma-autismo.html que no futuro o autismo pode ser curado. Leiam na integra no Blog da Amanda. Ela fez uma pesquisa fantástica
(Um resumo diz: Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) ligados ao Projeto Genoma estão fazendo pesquisas para compreender o funcionamento dos neurônios nos portadores da síndrome de autismo. Os pesquisadores já conseguiram decifrar três genes relacionados à ocorrência de autismo. Conforme a bióloga Maria Rita Santos e Passos Bueno, do Centro de Estudos do Genoma Humano (Departamento de Genética e Biologia Evolutiva - Instituto de Biociências), "já há um consenso internacional de que o autismo depende de fatores genéticos. Acredita-se que há vários genes que possam estar associados ao autismo".)
********************************************************************************
Eu sei que existem muitas pesquisas neste campo, que ainda não foram concluídas , mas declaram estar perto. Fico muito feliz por isso, pois vai beneficiar as crianças autistas que vão nascer e as pequeninas. Isso evitaria muito sofrimento!
Mas fica a pergunta que não quer calar:
Como fica os autistas que ja cresceram e já são adultos? O que já viveram e passaram , seria anulado, caso ainda possam se beneficiar desta terapia? Eles melhorariam de verdade?
Como ficam eles neste contexto?
O autismo é um jeito diferente de ser . Uma indentidade assumida pelo seu portador.
Vejo como deficiente as pessoas que discriminam os autistas. Que dão desculpa para não chegar perto deles , não puxarem conversa . Isto sim é uma deficiência.
Uma mãe Inglesa , Casdok nos diz sobre isso em .http://motherofshrek.blogspot.com/2010/01/hypothetical-cure-question.html
********************************************************************
(Então o que nós realmente entendemos por cura? Para fazer com que alguém obedecer? Para ser socialmente aceitável? Assimilados pelo coletivo?!
Porque a sociedade não pode aceitar que todos são diferentes?
A viagem para a aceitação é diferente para todos, como cada um de nós temos nossos próprios problemas para lidar com o que tenho visto alguns pais ficam presos em diferentes fases (principalmente a raiva). E como uma sociedade que demorar ainda mais, como vimos, com diferenças de etnia, gênero, etc A diversidade é ignorada dentro dos grupos e produzir estereótipos que podem reforçar o preconceito ea discriminação. E assim por diante.
Sim, a vida tem sido muito difícil, por vezes, para C e assim por sua vez para mim. Mas há também muita alegria.
Desde o primeiro dia C começou a bater a cabeça (ele mesmo faz isso quando está feliz) Eu tenho procurado maneiras de dar-lhe outros meios para se comunicar. Ele teve uma intervenção precoce. Fui para as melhores escolas que eu poderia encontrar e tem sido uma equipe especializada Desafiando Comportamento. Eu continuo a procurar maneiras de ajudar C comunicar sem se ferir. E fazer as pessoas se há em torno dele que entendê-lo e quer apoiar e ajudar-lhe. E C continua a mostrar o progresso no seu próprio ritmo. Aceitação não significa não fazer nada.
Todos nós lutamos, às vezes. Ninguém é verdadeiramente independente. C tem uma qualidade de vida mesmo com um comportamento desafiador grave. Que é o que eu tentei mostrar através de blog, em vez de "sopro rosas".
Educação é a chave. Não só para os nossos filhos para ajudá-los a alcançar seu potencial, mas a sociedade como um todo, a sensibilização como um dos maiores problemas que vejo é a forma como o autismo ver muitas pessoas.
É uma vergonha que esta questão hipotética divide a nossa comunidade.
*************************************************************
Este post é para não ficarmos ansiosos demais com o que nossos autistas vão estar quando os cientistas obtiverem a cura. Nada vai mudar para nós pais. Nosso amor é o mesmo!
Nosso respeito continua o mesmo e até aumenta em verem a coragem que eles tem em viver num mundo onde muitos não os entendem.
quero ressaltar que não sou contra as pesquisas e nem poderia. Sou contra o desânimo enquanto ela não chega .
Sou a favor de que agora e sempre, aceitemos e amemos nossos autistas do jeito que são!
Ray
(Um resumo diz: Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) ligados ao Projeto Genoma estão fazendo pesquisas para compreender o funcionamento dos neurônios nos portadores da síndrome de autismo. Os pesquisadores já conseguiram decifrar três genes relacionados à ocorrência de autismo. Conforme a bióloga Maria Rita Santos e Passos Bueno, do Centro de Estudos do Genoma Humano (Departamento de Genética e Biologia Evolutiva - Instituto de Biociências), "já há um consenso internacional de que o autismo depende de fatores genéticos. Acredita-se que há vários genes que possam estar associados ao autismo".)
********************************************************************************
Eu sei que existem muitas pesquisas neste campo, que ainda não foram concluídas , mas declaram estar perto. Fico muito feliz por isso, pois vai beneficiar as crianças autistas que vão nascer e as pequeninas. Isso evitaria muito sofrimento!
Mas fica a pergunta que não quer calar:
Como fica os autistas que ja cresceram e já são adultos? O que já viveram e passaram , seria anulado, caso ainda possam se beneficiar desta terapia? Eles melhorariam de verdade?
Como ficam eles neste contexto?
O autismo é um jeito diferente de ser . Uma indentidade assumida pelo seu portador.
Vejo como deficiente as pessoas que discriminam os autistas. Que dão desculpa para não chegar perto deles , não puxarem conversa . Isto sim é uma deficiência.
Uma mãe Inglesa , Casdok nos diz sobre isso em .http://motherofshrek.blogspot.com/2010/01/hypothetical-cure-question.html
********************************************************************
(Então o que nós realmente entendemos por cura? Para fazer com que alguém obedecer? Para ser socialmente aceitável? Assimilados pelo coletivo?!
Porque a sociedade não pode aceitar que todos são diferentes?
A viagem para a aceitação é diferente para todos, como cada um de nós temos nossos próprios problemas para lidar com o que tenho visto alguns pais ficam presos em diferentes fases (principalmente a raiva). E como uma sociedade que demorar ainda mais, como vimos, com diferenças de etnia, gênero, etc A diversidade é ignorada dentro dos grupos e produzir estereótipos que podem reforçar o preconceito ea discriminação. E assim por diante.
Sim, a vida tem sido muito difícil, por vezes, para C e assim por sua vez para mim. Mas há também muita alegria.
Desde o primeiro dia C começou a bater a cabeça (ele mesmo faz isso quando está feliz) Eu tenho procurado maneiras de dar-lhe outros meios para se comunicar. Ele teve uma intervenção precoce. Fui para as melhores escolas que eu poderia encontrar e tem sido uma equipe especializada Desafiando Comportamento. Eu continuo a procurar maneiras de ajudar C comunicar sem se ferir. E fazer as pessoas se há em torno dele que entendê-lo e quer apoiar e ajudar-lhe. E C continua a mostrar o progresso no seu próprio ritmo. Aceitação não significa não fazer nada.
Todos nós lutamos, às vezes. Ninguém é verdadeiramente independente. C tem uma qualidade de vida mesmo com um comportamento desafiador grave. Que é o que eu tentei mostrar através de blog, em vez de "sopro rosas".
Educação é a chave. Não só para os nossos filhos para ajudá-los a alcançar seu potencial, mas a sociedade como um todo, a sensibilização como um dos maiores problemas que vejo é a forma como o autismo ver muitas pessoas.
É uma vergonha que esta questão hipotética divide a nossa comunidade.
*************************************************************
Este post é para não ficarmos ansiosos demais com o que nossos autistas vão estar quando os cientistas obtiverem a cura. Nada vai mudar para nós pais. Nosso amor é o mesmo!
Nosso respeito continua o mesmo e até aumenta em verem a coragem que eles tem em viver num mundo onde muitos não os entendem.
quero ressaltar que não sou contra as pesquisas e nem poderia. Sou contra o desânimo enquanto ela não chega .
Sou a favor de que agora e sempre, aceitemos e amemos nossos autistas do jeito que são!
Ray
segunda-feira, 5 de abril de 2010
quinta-feira, 1 de abril de 2010
2 DE ABRIL de 2010 , DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.
Ano passado eram 67 milhões de autistas em todo mundo. fonte: http://www.caras.com.br/edicoes/806/textos/yoko-ono-obra-pelos-autistas/
E neste ano quantos serão? Quantos pais de um ano para cá receberam o diagnóstico do autismo?
É preciso uma verdadeira Conscientização de governos e das pessoas em todo o mundo. Precisam os governos de capacitar médicos para diagnosticar precocemente o autismo em bebês. Autistas precisam também de educação adequada, tratamentos multidisciplinares, emprego,socialização.
MAS NÃO TEÊM NADA DISSO!
Porque muita gente não sabe o que é autismo. Não sabem como lidar ou se relacionar com eles.
É preciso saberem que este jeito diferente de ser é uma faceta particular destes seres humanos. Não agem assim por falta de educação , mas por uma grande dificuldade de interação.
Será uma doença , se não os compreende-los. Será uma prisão se não lhe abrirmos a porta da aceitação!
Apesar de um autista não encarar nos nossos olhos , ele nos vê. Gosta de ser cumprimentado, elogiado, aceito.
Que custa um Oi para um ser autista? Mesmo que voce não receba a resposta?
Significa : Respeito , bondade e empatia.
Existe agora na sua vizinhança , comunidade, cidade , país , uma criança ou um adulto autista. Olhe para ele (a) de agora em diante com mais dignidade, pense como deve sofrer por ser diferente , por não ter a compreensão da sociedade.
Sorria para ele (a).
Voce com certeza está aprendendo a ser um humano melhor com este ato.
Dia 2 de abril .Este dia da conscientização do autismo, deve ser todos os dias.
Pense nisso com carinho........
Aqui uma poesia de uma mãe de lindo rapaz , o Bruno que por sinal nos tem muito a nos ensinar.
Mina do blog http://asperger-eu.blogspot.com/ de Portugal nos ensina com sua leitura e observação o que seu filho Bruno sente.
************************************************
Mergulhado na imensidão...
De um qualquer clima, ou constelação...
Sinto-me a vaguear
Nas nuvens a baloiçar...
Há procura de encontrar a perfeição...
Às vezes sinto-me alheio.
A pensar!..A pensar!...
Naquilo que me faz Feliz.
O tempo que faz, ou vai fazer.
Dependo dele para viver...
As pessoas não me entendem.
Porque falo do tempo.
O "tempo" todo...
Nem sabem o que sinto.
Quando me fecho no meu casulo...
E não estou para ninguém...
São momentos só meus...
Que gostava que entendessem...
Este mundo é de todos
E eu faço parte dele
Não são dois mundos diferentes.
Este também é o meu.
A diferença está em aceitar-me,
Exactamente como sou.
Um ser humano IGUAL
P'ra AMAR e RESPEITAR
Da mãe Mina para Bruno V.
Com milhões de beijinhos para todos os Portadores de PEA, e suas famílias
Lembrar que é o dia internacional da consciencialização do Autismo
E neste ano quantos serão? Quantos pais de um ano para cá receberam o diagnóstico do autismo?
É preciso uma verdadeira Conscientização de governos e das pessoas em todo o mundo. Precisam os governos de capacitar médicos para diagnosticar precocemente o autismo em bebês. Autistas precisam também de educação adequada, tratamentos multidisciplinares, emprego,socialização.
MAS NÃO TEÊM NADA DISSO!
Porque muita gente não sabe o que é autismo. Não sabem como lidar ou se relacionar com eles.
É preciso saberem que este jeito diferente de ser é uma faceta particular destes seres humanos. Não agem assim por falta de educação , mas por uma grande dificuldade de interação.
Será uma doença , se não os compreende-los. Será uma prisão se não lhe abrirmos a porta da aceitação!
Apesar de um autista não encarar nos nossos olhos , ele nos vê. Gosta de ser cumprimentado, elogiado, aceito.
Que custa um Oi para um ser autista? Mesmo que voce não receba a resposta?
Significa : Respeito , bondade e empatia.
Existe agora na sua vizinhança , comunidade, cidade , país , uma criança ou um adulto autista. Olhe para ele (a) de agora em diante com mais dignidade, pense como deve sofrer por ser diferente , por não ter a compreensão da sociedade.
Sorria para ele (a).
Voce com certeza está aprendendo a ser um humano melhor com este ato.
Dia 2 de abril .Este dia da conscientização do autismo, deve ser todos os dias.
Pense nisso com carinho........
Aqui uma poesia de uma mãe de lindo rapaz , o Bruno que por sinal nos tem muito a nos ensinar.
Mina do blog http://asperger-eu.blogspot.com/ de Portugal nos ensina com sua leitura e observação o que seu filho Bruno sente.
************************************************
Mergulhado na imensidão...
De um qualquer clima, ou constelação...
Sinto-me a vaguear
Nas nuvens a baloiçar...
Há procura de encontrar a perfeição...
Às vezes sinto-me alheio.
A pensar!..A pensar!...
Naquilo que me faz Feliz.
O tempo que faz, ou vai fazer.
Dependo dele para viver...
As pessoas não me entendem.
Porque falo do tempo.
O "tempo" todo...
Nem sabem o que sinto.
Quando me fecho no meu casulo...
E não estou para ninguém...
São momentos só meus...
Que gostava que entendessem...
Este mundo é de todos
E eu faço parte dele
Não são dois mundos diferentes.
Este também é o meu.
A diferença está em aceitar-me,
Exactamente como sou.
Um ser humano IGUAL
P'ra AMAR e RESPEITAR
Da mãe Mina para Bruno V.
Com milhões de beijinhos para todos os Portadores de PEA, e suas famílias
Lembrar que é o dia internacional da consciencialização do Autismo
Assinar:
Postagens (Atom)