Biografia Filipe Gonçalves Mélo.

Biografia Filipe Gonçalves Mélo.
Filipe Gonçalves Vieira Mélo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata em vários tamanhos até 2mx3m. Desenho com pintura. Desenhos em A 4. Exposição na Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto.

sábado, 18 de maio de 2013

Decifra-me, pintura de Filipe em Raio X.

Meu filho Filipe nasceu e se desevolveu normal até 2 anos quando apresentou o autismo. Até esta data, cantava Boi da Cara Preta e tinha um vocabulário de 50 palavras. Aos poucos foi ficando mudo. Ficou ansioso e seu corpinho sofreu com a agressão com dermatite atópica. Eu mãe me sentia desesperada , eu queria ajudar, mas não sabia como.Em 1985, ninguém no Brasil sabia sobre autismo. Fé, perseverança, em MEU DEUS VERDADEIRO, me deu forças para buscar em cada gesto, olhar, ação de Filipe uma mensagem para mim. Assim foi com a pintura que ele faz. Ela ajudou muito Filipe, hoje independentecom sua higiene pessoal , como tomar banho sozinho , se arrumar, comer de garfo e faca e se comunicar com a escrita e os gestos. Ele transmite sentimentos para nós e temos o maior cuidado de respeita-lo.
Sempre estou em busca da descodificação da sua pintura. E de curiosidade, tentando achar algo, fiz com a foto de um quadro dele,  com um programa,  fiz um raio X desta foto, tentando descobrir se acho alguma mensagem. Fiz de vários, mas destaquei esta. A técnica de Filipe é unir bolinha por bolinha, e ele sabe precisamente como fazer isso. No Raio X, parece um código, tipo aqueles em que a câmera
  quando passa em cima faz a leitura. Que sera que diz......Se alguém sabe esta ciência e escreva rayefilipe@gmail.com
Beijos.
Ray Gonçalves Mélo

2 comentários:

  1. Olá Ray, pois está muito giro e não é fácil de decifrar. Eu destaco duas pessoas, sentadas ou de joelhos, de mãos dadas, frente a frente uma á outra na parte inferior do lado esquerdo. mas há muitas interpretações. Esta é a que eu vi ou quis ver.

    Beijinhos e está convidada a ver fotos do meu Bruno -lá no aromas.

    Beijinhos e forte abraço no nosso grande artista Filipe :)

    ResponderExcluir
  2. Olá Ray!

    Lá no Aromas de Portugal a história do dia 07 de junho continua. Ainda faltam muitas fotos tiradas à tarde em Braga. Mas algumas das que tirei não as poderei colocar no blogue...

    Esclareço, mais uma vez, que só coloco estas fotos online e me exponho mais a família pelos direitos dos portadores de autismo e para que os pais compreendam que não devemos institucionalizar os nossos filhos sem antes lutarmos por eles e pela sua máxima integração.

    É preciso dotar o país de estruturas capazes para os receber quando nós pais já cá não estivermos.

    Seria interessante vermos as mais diversas associações "especializadas" em autismo a falarem a uma só voz ou, pelo menos, reunirem entre elas e tentarem abordar uma proposta nacional que observe os autistas de Portugal -sejam eles associados ou não. E então se sentassem com o governo para a discutir tal como recentemente aconteceu no Brasil. Boa para uns, menos boa para outros, a solução foi encontrada. Agora naquele país falta ir limando as arestas da lei e pô-la no terreno efectivo da vida diária.

    Por cá é necessário que quem está nos CAO -centros de actividades ocupacionais- saiba o que é o autismo e o que os distingue de outras diferenças...

    Beijinhos Ray e Filipe

    MR

    ResponderExcluir