A cor amarela era a preferida pelo pintor holandês particularmente em seus últimos anos de vida. ( época em que a cor predominava em todas as suas pinturas e inclusive sua casa era toda amarela). mais do que uma preferencia, a pesquisa de Paul L.Wolf da Universidade da Califórnia revela mais detalhes sobre esta cor predominante. Uma ingestão de absinto e de uma planta chamada dedaleira ( ingerida para tratar sua epilepsia) pode ter sido a causa da insistência da cor. O Absinto contém uma substancia química que contamina o sistema nervoso. A química do efeito da dedaleira e do absinto resulta em uma disfunção que torna a visão amarelada.
Será que foi isso mesmo? Não vamos ter certeza, pois a mente de Van Gogh era genial e ele era bem mais que a dedaleira e o absinto. Creio que o sofrimento interno retratado pelas suas telas seja o que mais fascina e atrai em suas obras . Nelas vemos como alguém pode falar de sua dor,através das cores.
Eu fico refletindo nestas frases que disse Van Gogh
``Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida´´
`` Eu quero a luz que vem de dentro, quero que as cores representem as emoções´´
Por isso acredito que a pintura ajuda a carregar fardos pesados demais Ajuda neste transporte e revela carga contida. É um canal para nos mostrar do jeito que somos e pensamos.É permissão para que o outro se aproxime e nos entenda.Assim que vejo as pinturas de Filipe espalhadas pela casa, uma mensagem.Quando subo o corredor que dá para os quartos , passeio por muitos quadros espalhados pela escada e corredor . E sempre digo pra mim mesma: Filipe está aqui falando conosco com suas cores. A sua presença invade todo ambiente e dá conforto, porque aqui eu tenho o meu filho, tenho sua voz e sua essência. A arte aqui derrota o autismo, ele não pode nos fazer mal neste corredor. Assim entro no meu quarto e posso dormir!
Beijinhos à todos!
Ray
A pesquisa feita de Van Gogh foi na Globo.com
Ray
ResponderExcluirSem Dúvida!!!
Que as cores transmitem a nossa esseência e o nosso estado de espirito.
A Pintura é comunicação, nem todos temos é a capacidade de apreender os sentidos que elea revela...
Bjocas
Psst andei a passear na passadeira vermelha colhi um ramos de rosas. E não encontrei lá os anúncios das curandeiras nem nada de mais rsss
Voltei cá :- Retiro o que disse que não havia cartomantes;) ao sair fui chamada por uma ihihihi com a mão aberta:-)
ResponderExcluirSó hoje "dei conta" do seu blogue e apressei-me a vir aqui expressar toda a minha solidariedade para com o fato de seu filho sofrer de autismo. Fui professora toda a vida e diretora de uma grande escola em que tive contatos muito próximos com meninos e adolescentes autistas. Gabo-me de ter feito por eles TUDO o que estava ao meu alcance.
ResponderExcluirBeijinhos solidários para vocês!
Mina querida saudades....
ResponderExcluirAqui estou de novo querida. Obrigada pelo teu carinho e ajuda.
Mil beijinhos pra ti e Bruno!
Ray
Ray
ResponderExcluirBom tê-la de volta...
Tenho andado também menos por aqui...
Mas me lembro sempre de vocês...
Um Beijão e Feliz ano novo de 2012... Para ti Maridão , Felipe e Camila e Pedro? este último nome estou com dúvida, já temos tanta familia que ás vezes baralha:-)