Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ARTE AUTISMO Exposição 2014 no dia 2 de abril.

 Olá, se alguém quiser ter uma exposição de quadros de um pintor autista, me contate rayefilipe@hotmail.com  para o dia 2 de Abril de 2014. Meu filho Filipe é pintor autista e tem quadros novos para mostrar e vender.Ano passado Filipe fez exposição na AABB na Lagoa Rodrigo de Freitas, convite feito por Regina Gonzalez, (Foto com Filipe) diretora do Centro Cultural AABB.
Dia 2 de Abril é o DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO!

Ray Gonçalves mélo

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Podem rir do meu filho adulto com autismo, não fico mais constrangida!

Imagina um rapaz de 1.88m adulto, fazendo movimentos de piscar o olho esquerdo e olhar
para cima constantemente na fila de um banho de chuveiro numa praia?
É isso que faz, o meu filho com autismo
Filipe!
Algumas pessoas riram
De longe vi e não gostei não.
Mas vou brigar com o mundo?
Tem gente que merece respostas e já dei muitas.
Mas agora minha resposta é:
Nenhum riso vai me constranger. Filipe vai ficar naquela fila sim. Quantas vezes quiser!
E meu filho vai continuar saindo,perto de pessoas que riem ou não.
Eu é que to rindo delas....
Vão ter de aturar a gente!
Xô ignorância....
Ray Gonçalves Mélo

Foto: Filipe caminhando com o pai ontem na mesma praia. Quando o sol caiu. Ele merece ser feliz!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Pais de autistas, se tornaram jornalistas experts em autismo. Foram diplomados na Universidade da Necessidade de Ajudar os filhos autistas que, sofriam silenciosamente!

Mães e Pais de autistas , se tornaram jornalistas e escritores , para divulgar e contar as dificuldades dos filhos autistas , num mundo onde o desconhecimento era total sobre autismo , tanto de profissionais quanto a sociedade em geral, esta escrita foi de grão em grão sensibilizando e mostrando o sofrimento silencioso daqueles que não podem falar.....
Foram além, em escrita , verso, poesia, redigindo textos como jornalistas sem diploma, mas diplomados em amor abnegado. E a motivação imensa de socorrer os filhos sem chance de ajuda.
Um dia esta matéria escrita por todos os pais dia à dia, no mundo inteiro vai conseguir sensibilizar as pessoas!
Vai conseguir mostrar o REAL AUTISMO na vida de cada família. Um autismo que atinge não só o autista , mas os pais, irmãos e avós.
Eu mãe de autista , quero dar meus parabéns para cada pai e mãe no mundo, que escreveram as histórias dos seus filhos. Com vocês eu nunca me senti só...
Obrigada de coração por cada história, cada depoimento! Eles me deram força para caminhar...
Ray Gonçalves Mélo.


PS: Este é um
texto do facebook do meu filho autista Filipe, pintor autista!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Um grito Silencioso , dolorido , de todos os autistas de todo Brasil e que a Mãe Presidenta Dilma Rousseff NUNCA escuta!

Eu mãe pensei que quando a Presidenta Dilma assumisse , como mulher e mãe , ela olhasse para as mães de autistas. Olhasse para o sofrimento destes meninos e meninas que sofrem sozinhos sem reclamar....e para a dor de todas as mães e pais do Brasil.
Este talvez seja o motivo, a falta do apelo, do grito, do pedido de ajuda de milhares de autistas do nosso Brasil. Vozes que nunca se elevaram , que permanecem dia aós dia sofrendo um martírio sem Fim. Sofrem em silêncio sem reclamar!.
Existem vários tipos de autistas , aspergers  e clássicos. Nos clássicos há variação de gravidade. Um com pouco e outros com muita gravidade. E acreditem há mais clássicos, como meu filho do que aspergers. Os aspergers sao menos e eles são o que mais aparece na mídia por sua inteligência. Mas estes mesmos tem muita dificuldade de interação com pessoas.
  Voltando a Presidenta Dilma Rousseff, ela tem injetado verbas para os que gritam e principalmente para os que incomodam a sociedade que  é o usuário de crack. Mas a mãe Presidenta até hoje NUNCA recebeu uma mãe de um autista. NUNCA! Eu tenho tentado por diversas vezes chegar até ela  com o cientista Alysson Muotri. Mas existe um acessor chamado,Claudio Soares Rocha, da diretoria de documentação histórica. Gabinete pessoal da Presidenta da República.
 que sempre me dá um NÃO. O Não da INDIFERENÇA do DESCASO. Do Deixa pra lá... A Presidenta Dilma pode receber todo mundo , menos mães de autistas sofridas e massacradas neste país!
 Eu sou mãe de autista adulto e já fui prejudicada de todas as formas por esta falta de ajuda ao meu filho autista. Eu quero falar com a Presidenta da Criação de um Centro de Pesquisa com nosso cientista brasileiro Alysson Muotri, autoridade neste assunto com pesquisa avançada na cura. Para os autistas clássicos, muitos com vários problemas sérios de comprometimento mental a pesquisa é a melhor solução. É a pesquisa que vai dar esperanças para os pais e os portadores de autismo. Além do que , a pesquisa vai fazer conexão com o mundo todo para uma troca de experiências. Vai fazer a sociedade ver o sofrimento silencioso do autista do jeito que é.
A Presidenta Dilma se tivesse um filho autista ou um neto ia concordar comigo que a pesquisa é a melhor solução. Ia nos ajudar com certeza!
O mandato da Presidenta Dilma tá passando e talvez não seja reeleita, com isso vamos perder a oportunidade de responder o apelo dos nossos autistas.Eu como mãe me sinto muito mal por não dar uma resposta para o meu filho com autismo. Uma resposta de esperança.
Diria eu mãe de um autista que é desumano, torturante, o tratamento que temos recebido pela mãe Presidenta Dilma Rousseff. Ate quando Presidenta Dilma nós mães do Brasil vamos chorar pelos nossos filhos com autismo no Brasil que voce governa?
Até quando??????????
Ray Gonçalves Mélo.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

10 CONSELHOS PARA OS PAIS DE AUTISTAS. MEDITE NELES!

Viva um dia de cada vez, e viva-o positivamente. Você não tem controle sobre o futuro, mas tem controle sobre hoje.

Nunca subestime o potencial do seu filho. Dê-lhe espaço, encoraje-o, espere sempre que ele se desenvolva ao máximo das suas capacidades. Nunca se esqueça da sua capacidade de aprendizagem, por pequena que seja.

Descubra e permita mentores positivos: familiares e profissionais que possam partilhar consigo a experiência deles, conselhos e apoio.

Proporcione e esteja envolvido com os mais apropriados ambientes educacionais e de aprendizagem para o seu filho desde a infância.

Tenha em mente os sentimentos e necessidades do seu conjugue e dos seus outros filhos. Lembre-lhes que esta criança especial não tem mais do seu amor pelo fato de perder com ele mais tempo.

Responda apenas perante a sua consciência: poderá depois responder ao seu filho. Não precisa justificar as suas ações aos seus amigos ou ao público.


Seja honesto com os seus sentimentos. Não pode ser um super-pai ou mãe 24 horas por dia. Permita-se a si mesmo , piedade, frustração e depressão em pequenas doses sempre que seja necessário.

Seja gentil para consigo mesmo. Não se foque continuamente naquilo que precisa de ser feito. Lembre-se de olhar para o que já conseguiu atingir.
Pare e cheire as rosas. Tire vantagem do fato de ter ganho uma apreciação especial pelos pequenos milagres da vida que os outros dão como garantidos.

Mantenha e use o sentido de humor. Desmanchar-se a rir pode evitar que seja desmanchado pelo stress.
Bibliografia:

Traduzido e adaptado de: Maurice, C.Green, G & Stephen, L.(1996). Behavioural intervention for young children with autism. Pro-ed Texas.

sábado, 18 de maio de 2013

Decifra-me, pintura de Filipe em Raio X.

Meu filho Filipe nasceu e se desevolveu normal até 2 anos quando apresentou o autismo. Até esta data, cantava Boi da Cara Preta e tinha um vocabulário de 50 palavras. Aos poucos foi ficando mudo. Ficou ansioso e seu corpinho sofreu com a agressão com dermatite atópica. Eu mãe me sentia desesperada , eu queria ajudar, mas não sabia como.Em 1985, ninguém no Brasil sabia sobre autismo. Fé, perseverança, em MEU DEUS VERDADEIRO, me deu forças para buscar em cada gesto, olhar, ação de Filipe uma mensagem para mim. Assim foi com a pintura que ele faz. Ela ajudou muito Filipe, hoje independentecom sua higiene pessoal , como tomar banho sozinho , se arrumar, comer de garfo e faca e se comunicar com a escrita e os gestos. Ele transmite sentimentos para nós e temos o maior cuidado de respeita-lo.
Sempre estou em busca da descodificação da sua pintura. E de curiosidade, tentando achar algo, fiz com a foto de um quadro dele,  com um programa,  fiz um raio X desta foto, tentando descobrir se acho alguma mensagem. Fiz de vários, mas destaquei esta. A técnica de Filipe é unir bolinha por bolinha, e ele sabe precisamente como fazer isso. No Raio X, parece um código, tipo aqueles em que a câmera
  quando passa em cima faz a leitura. Que sera que diz......Se alguém sabe esta ciência e escreva rayefilipe@gmail.com
Beijos.
Ray Gonçalves Mélo

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Mães de autistas! Qual a responsabilidade da Presidenta Dilma Roussef com elas e seus filhos?

A mulher no Brasil tem conquistado muitas coisas no Governo da Presidenta mulher Dilma Rousseff, não tem como negar. Mas a mulher mãe de autista, precisa de apoio, pois a mulher  fica mais fragilizada  quando ela tem um filho especial que vai depender dela a vida toda e pela condição de mãe se vê na obrigação de correr em todas as direções em busca de tratamento, seja qual for a patologia , vai fazer de tudo para ver o bem estar e o sorriso do filho.
No meu caso achei o método Pandovan que vai me custar 1.000,00 por mês para tratar o Filipe. Eu já andei muito e apesar da idade de Filipe, eu não paro nunca..  Eu não posso pagar e imagino qual mãe pode pagar isso. E realmente é muito bom , envolve vários profissionais  e é o que Filipe precisa. Eu até fui relutante, e meio desconfiada , até conhecer o método por completo. E confesso fiquei muito esperançosa.  Filipe é dependente do Exército. Eles tem pago tratamento para ele durantes anos e por causa disso teve toda esta boa evolução. Mas talvez  Não queiram pagar o tratamento Pandovan. Falo isso, porque o Exército retirou de Filipe a sua Psiquiatra , ficando agora apenas uma fono. Isso é  muito pouco. Filipe precisa de mais Mas eu vou escrever a Presidenta Dilma , e para o Chefe do Exército, que esta no Comando Militar do Exército em Brasilia, reivindicando este meu direito. Caso não me escutem, vou entrar na Ministério Público Federal e os Direitos humanos. Eu estou cansada de ver os direitos dos autistas , não ser respeitado.
    Presidenta Dilma , poderia sugerir as forças armadas. Marinha, Exército e Aeronáutica que  tivessse o método Pandovan em suas unidades Hospitalares , ALÉM de DISPONIBILIZAR isso na Rede Pública de Hospitais.  Presidenta Dilma,  PRECISA ouvir as mães de autistas , seu sofrimento e tomar medidas efetivas para para ajudar os autistas aplicando a logo a Lei já aprovada!.
 E o principal precisa trazer o Centro de Excelência da Pesquisa do autismo, do cientista Alysson Muotri,
Pois a pesquisa vai beneficiar todos os autistas diretamente.  Seja ele pobre ou rico!  A pesquisa já é avançada, não tem como negar. Presidenta Dilma Rousseff ajude as mães dos autistas do Brasil!
, por favor entenda a nossa dor , a nossa incapacidade de fazer mais por nossos filhos!
A nova novela da Globo vai ter um personagem com autismo, asperger, um tipo de autismo mais leve. Com isso haverá mais entendimento sobre o autismo. Conhecemos a atriz Bruna Linzmeyer e temos certeza que ela vai poder viver este personagem com muita sensibilidade. A Bruna é uma pessoa muito meiga, doce e está se preparando muito bem para o papel. O Wilson Marx do MENOS IGUAIS, fez a assessoria do personagem para ela. Com certeza a Bruna também vai conseguir passar a voz de autistas mais graves e que não tem quem os represente, pois eles próprios não conseguir verbalizar isso.
Raimunda Gonçalves Mélo.    ( Ray)

A VIDA IMITA A ARTE: Wilson Marx, autista asperger, atriz Bruna Linzmeyer que viverá uma autista na novela e Filipe autismo clássico.


quinta-feira, 28 de março de 2013

Uma genética bloqueando a linguagem , mas que não consegue bloquear a arte inerente no Filipe. Venha ver a exposição ARTEAUTISMO no dia 2 de abril, dia da Conscientização do autismo! Vai ser no Rio de Janeiro!

 Há pouco tempo foi publicado em março de 2013, que cientistas anunciaram que  conseguiram reverter 17 sintomas de autismo usando o modelo animal de ratos. Disseram que as células emperram em um modo defensivo metabólico. Para maiores informações clique aqui.http://oglobo.globo.com/saude/pesquisadores-testam-droga-que-pode-reverter-sintomas-do-autismo-7838769
 Alysson Muotri cientista brasileiro radicado na Califórnia em San Diego, consertou o neurônio autista em laboratório, buscando agora a cura com pesquisa de medicamentos para tratar os autistas.
Estamos avançando, e eu conto e confio muito em Alysson Muotri. Por isso voces veêm desde o ano passado aqui e no facebook uma campanha para trazer sua pesquisa e ele para o Brasil.
   Mas voltando ao autismo. Vemos pela pesquisa que neurônios estão emperrados, doentes , formando uma carapaça que faz o individuo portador do autismo ficar preso em si mesmo. Mas o ser humano que foi criado por Deus sempre dá um jeito de enfrentar a genetica.
E foi isso que Filipe meu filho fez com arte. Sem conseguir usar sua linguagem e sem poder se desenvolver adequadamente. Não desistiu. Não se entregou . Se esforçou . Ele mandou imagens, cores e mensagens codificadas em arte, que nós precisamos entender e decifrar. Um dia tenho certeza iremos entender. Eu como mãe estou tentando fazer minha parte, ajudando meu filho chegar até voces!
 A arte de Filipe , foi o veículo e o modo que usou para transmitir a mensagem. A arte também foi o meio de fortalecer o seu ego e autoestima.
  Como mãe eu tinha a obrigação de entender esta mensagem do meu filho. O Deus Todo Poderoso, me deu a intuição necessária para  ajudar Filipe.Procurei então valorizar cada mensagem, cada traço, enviado a mim pelo meu filho. Era ele , mais perto de mim.
  Todos os quadros pintados por Filipe , não sofreram interferência. Sempre vieram de dentro dele . Cada traço e cor escolhida me davam uma alegria muito grande. Observar ele pintar , me dava a certeza de que este era o caminho. Esta foi uma experiência e tanto na minha vida, achar o meu filho, por onde ele mostrasse ser o caminho. Não foi fácil, porque as primeiras mensagens eram imperceptíveis, tudo era muito subjetivo, surreal. Mas aos poucos fui percebendo. Ter muita fé e orar muito ao Deus Todo Poderoso em suplicas foi fundamental para que Filipe conseguisse!
 2 de abril de 2013, vamos ter a exposição de Filipe. Eu vou levar os bonecos também. Eles são a pintura tomando forma mostrando para Filipe o quanto é real e concreta sua arte.
O Endereço está no convite começa as 10 da manhã e termina as 17 horas!
Seja Bem VINDO!  Se voces quiserem Filipe pode desenhar o boneco para voces verem!
Levarei tinta e pincel e uma tela em branco para voces verem ele pintar. Qualquer duvida podem entrar em contato. rayefilipe@gmail.com ou 21 Tim 8373-6953  Ray Gonçalves Mélo . Mãe do Filipe Vieira.




domingo, 24 de março de 2013

Exposição ARTEAUTISMO , dia 2 de abril de 2013. Dia da Conscientização do autismo! AABB da Lagoa. Rio de Janeiro

Olá , Exposição de arte. Pinturas feitas por um autista não verbal.
Uma linguagem expressa em cores e sentimentos. Uma mensagem!Não percam é no dia 2 de abril, Na AABB Lagoa, Endereço, no convite!!!! Sejam bem vindos! Começa as 10 da manhã até às 17 horas. Qualquer duvida me enviem um e-mail rayefilipe@gmail.com ou tel 21 8373-6953
Beijos.
Filipe e Ray.



segunda-feira, 18 de março de 2013

EXPOSIÇÃO ARTEAUTISMO, É A MENSAGEM QUE VEM DO SILÊNCIO DE UM AUTISTA. VOCE PRECISA VER PARA ESCUTAR!

Jesus Cristo disse: _A Fé pode mover uma montanha......Eu sempre tive fé no Meu Deus Todo Poderoso e esta fé me fez acreditar no meu filho Filipe como um ser capaz! Embora toda uma medicina na época me desse indicativos que nada poderia ser feito, que era assim mesmo....que eu me conformasse! Que meu filho viveria apenas no seu mundo. Falo do autismo, que acometeu meu segundo filho, o Filipe.
Eu encontrei a psicanalista infantil Maria Cristina do Rêgo Abreu quando Filipe tinha 8 anos. A  sua abordagem , que acabara de chegar da França, era de acreditar no potencial do ser humano, sem se importar se ele era autista ou não. Eu mãe na época estava com a Síndrome do Pânico. Ela cuidou de mim e me ajudou a me reestruturar. Meu filho precisava do meu acreditar e da minha Fé no Deus Todo Poderoso.
Foi assim que começou toda experiência do ArteAutismo, site lançado em 2008. Conhecido e visitado por pessoas do mundo todo. O site ArteAutismo é registrado e tem uma marca!
Autistas não verbais como a palavra diz, não conseguem falar, formar frases ou dizer o que sentem. Isso é doloroso para uma mãe. Eu queria muito falar com ele e sonhava ve-lo falando.
    A minha experiência com Filipe ocorreu, pela  falta de comunicação e do meu desejo de ter o meu filho mais perto de mim.  Muitas vezes o vi chorar , sem estar com dor, sentia sua angústia e chorei muitas vezes com ele sem poder ajudar. A mensagem que ele tinha para me contar começou assim:
Desde cedo ele gostava de rabiscar, eu guardava tudo, pois era  tudo que eu tinha dele.
Até que com 12  anos,eu o vi fazer a sua pintura com canetinhas hidrocor, ele formou um desenho em 3 dimensões.Lindo. Muito bem feito , para quem tinha autismo. Ele queria falar comigo e o mundo, foi isso que entendi ao ver sua pintura .
Autismo nesta época era sinônimo de incapacidade! Não acreditei nos médicos.
Procurei professores de pintura para Filipe. Foi rejeitado por alguns. Até que a professora Vera Ranieri começou dar aulas de pintura pra ele.
Mas eu sentia que era pouco.E o Deus Todo Poderoso me deu a idéia!
Comprei cavalete, tintas e pincéis e dei para ele. E ele pintou os quadros mais lindos que eu já tinha visto!
Filipe respondeu ao meu apelo de mãe e pintou! Como ele foi forte e corajoso!
Pois é muito dificil para eles, para quem tem autismo.
E eles foram feitos aqui em casa, sem nenhuma interferência. Era o meu Filipe que estava se revelando, me mostrando seu mundo interior. Foi emocionante, chorei de alegria ao ve-lo pintar!
 E a pintura de Filipe  tinham vida, esperança e comunicação!! Era uma linguagem que saía de um mundo onde médicos diziam ser impenetrável. Meu filho é autista clássico, não verbal.
Mas depois da pintura que ele produz, esta informação já não é tão verdadeira!
Meu filho melhorou muito, sua auto-estima!

Por isso convido psicológos, psicanalistas, arteterapeutas , profissionais do setor e amantes da arte e cores! Pessoas que queiram conhecer uma arte que nasceu de um mundo impenetrável a vir na Exposição ARTEAUTISMO, no dia 2 de abril de 2013, este é o dia da Conscientização do autismo no mundo inteiro a ver os quadros que ele pinta. E também vai ver como ele escolhe as tintas, como segura o pincel e como faz o seu traço ao vivo.
Os bonecos que fez a pintura. Toda pintura é uma  linguagem que vem de dentro do Filipe. Vai ser na AABB da Lagoa Rodrigo de Freitas. Salão Galeria. Inicio : Das 10.00 as 17.00 horas Endereço: Av: Borges de Medeiros, 829- Lagoa Rodrigo de Freitas - Rio de Janeiro. Tel: 21 2259-4295
Venham conhecer Filipe, que se esforçou muito para pintar assim. Venham ver sua mensagem! O ArteAutismo é uma experiência de vida. É um grito de um silêncio!
Beijos de:
Filipe e Ray.

EXPOSIÇÃO EM HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado anualmente no dia 02 de abril e foi criado pelas Organização das Nações Unidas, desde o ano de 2008, como pedido de atenção ao Transtorno do Espectro Autista, nome oficial do Autismo.  No Brasil estima-se que tenhamos mais de 2 milhões de autistas, sendo que mais da metade ainda sem o diagnóstico. 

E em comemoração a este dia, a AABB-Rio traz a exposição do pintor autista Filipe, a partir das 10 horas no Salão Galeria. 

O azul é considerado a cor do autismo porque a síndrome é mais comum nos meninos, portanto no dia 02 de abril, vista ou  ilumine algo  de azul e venha participar da  exposição. 
Não perca!!!




sábado, 9 de março de 2013

Exposição ARTEAUTISMO, de Filipe na AABB Lagoa Rodrigues de Freitas. No dia 2 de abril , DIA DA CONSCIENTIZAÇÂO DO AUTISMO NO MUNDO!

Dia 2 de abril de 2013, DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO,
NA AABB Lagoa. EXPOSIÇÃO ARTEAUTISMO, de Filipe.
Pinturas abstratas pintadas à óleo sobre tela. Um convite maravilhoso da querida Regina Gonzalez , uma das diretoras da AABB Lagoa Rodrigo de freitas começa as 10 da manhã. Se voce mora no Rio de Janeiro, venha nos conhecer. Filipe eu ficaremos muito felizes!
Até lá!!!!


Filipe 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Um poema para meu filho Filipe, para o dia 2 de abril , o dia da Conscientização do autismo

 Chegando o dia 2 de abril, que é o dia da Conscientização do autismo, fiz para meu filho Filipe, que é um pintor autista, um poema de mãe, com toda gratidão do mundo por este rapaz de 29 anos que tem lutado bravamente para sobreveviver o autismo. Quando o vejo pintar, sinto como ele é esforçado, persistente, valente! O autismo pode ser forte, mas não pôde tirar isso do meu filho.
As horas que passa pintando, o deixa grande para lutar. Quando ando pelas suas pinturas eu vejo isso, sinto isso, MUITO OBRIGADA, meu filho Filipe por todo seu esforço,coragem, fé !


Filho eu vejo voce lutar para encontrar seu caminho
Desde pequeno , nunca fugiu à luta
Continou lutando, perseverando
Se tornou rapaz
Lutando, acreditando
Com sua pintura e suas cores
Conseguiu filho , pode acreditar

Vejo na sua pintura mensagens e significados.
Vejo vida, esperança
Voce fala através delas
Todo o seu mundo interior
Eu te escuto
Te compreendo
Eu sempre escutei e vi
Todo seu esforço , sua luta
Para pintar e se expressar
E ter sua arte única
Sempre irei ver que voce pinta com a emoção e o coração!
Sem se preocupar se gostam ou não.
Em  cada quadro pintado voce é:
 Talento!
Sempre voce, Filipe, autêntico com muita dignidade

Te amo Filipe!


Tua mãe

Ray Gonçalves Mélo


 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PRESIDENTA DILMA ROUSEFF,LEIA ISSO....

 Presidenta Dilma, eu quero falar com voce, abrir meu coração de mãe. Queria fazer uma pergunta: Tem pesquisa de autismo no Brasil? Voce conhece Alysson Muotri a pesquisa de Alysson Muotri?
Sabe o que é a pesquisa dele? O esquema abaixo, mostra :

O que são células tronco? São células que podem se transformar em qualquer tipo de células do corpo. Elas são o futuro promissor de muitas doenças. Isto já realidade em muitas pesquisas no mundo todo, inclusive no Brasil. Uma das grandes questões éticas é onde obter estas células.
Células tronco embrionárias : Os pacientes precisam tomar medicamentos imunossupressores, se qualquer tecido com células tronco não prover do seu corpo.
 MÉTODO ALTERNATIVO: Retirar células tronco da própria pele do paciente.
Ponto para Alysson Muotri, ele retira células  pele  do braço de pacientes com autismo. E as transforma em células tronco para daí ter neurônios para pesquisar .
Alysson Muotri é um Biólogo brasileiro,formado em Ciências Biólogicas pela Universidade de Campinas (UNICAMP) com doutorado em Biologia Genética pela Universidade de Sao Paulo. Tem experiência  em genética com enfase em genética humana e médica, atuando em reparo de DNA,vetores virais, câncer terapia gênica  com Pós doutorado. Mora  em San Diego na Califórnia. Seu trabalho é sobre genética e biologia atuais como o desenvolvimento dos neurônios e células tronco.
Se destacou na comunidade ciêntifica ao curar um neurônio autista  na síndrome de Rett  uma forma grave de autismo em laboratorio. Com isso abriu portas para o desenvolvimento de drogas para combater a doença. Em 2010 Muotri  em conjunto com outros cientistas brasileiros, conseguiram transformar neurônios de pacientes com a síndrome de Rett em neurônios saudáveis. No inicio de 2012 fez o mesmo com o autismo clássico!
Este Cientista já publicou mais de 20 artigos nas mais respeitadas revistas ciêntificas.
Ele, Alysson Muotri, quer ajudar o Brasil e a Sra. Presidenta Dilma quer ajudar com a saúde nossos autistas?
  E isto que eu peço Presidenta Dilma, sua atenção para esta pesquisa em adiantado estado de progresso.
Presidenta Dilma a Sra vai deixar descobrir lá fora para chegar , quando no Brasil?
Quanto vamos pagar de impostos por isso?
Queremos ter esta alegria no dia 2 de abril de 2013, que a Presidenta Dilma decrete a criação de um centro de Excelência de autismo no Brasil e com a continuidade da pesquisa de Alysson Muotri.

Ray Gonçalves Mélo! Mãe de Filipe, autista pintor.






quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Pintor com autismo.Interessados em uma exposição para dia 2 de abril de 2013, dia da Conscientização do autismo, entre em contato.

O Dia 2 de abril. é o DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o que é o autismo! Este dia muitas vezes apresenta eventos educativos para professores, profissionais de saúde, pais, mídia. Inclui também:
Painéis de discussões  com especialistas em autismo, políticos, associações não governamentais e Ongs.
Eventos com informações para os pais.
Workshop para profissionais que trabalham com autistas.
Oficinas artísticas pra crianças com autismo.
Televisão, jornal e  rádio fazem entrevistas sobre pessoas com autismo e suas vidas.
Lançamento de material educativo para pais e professores.
Exposição de arte com artistas com autismo.
Exposição de cartazes e faixas para aumentar a consciência pública sobre o autismo.

Eu tenho um filho autista que é pintor. Seu nome é Filipe.
Ele faz pinturas abstratas.Por favor visite www.arteautismo.com neste site há uma galeria com suas pinturas.
 Ele tem muitas pinturas para uma exposição. Também poderá pintar ao vivo para as pessoas virem como ele desenvolve a sua pintura. Filipe já fez exposições e gosta muito!
Ele tem praser em pintar, é como um calmante para ele.
Fazer uma exposição das suas pinturas com certeza lhe dará cidadania e inclusão!
Caso queira uma exposição entregar em contato pelo e-mail rayefilipe@gmail.com
ou pelo tel. 21 8373-6953 ou  7843-1649



Ray Gonçalves Mélo

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, SOLIDÃO EXTREMA , ISSO É O AUTISMO!


Solidão extrema, desde o inicio da vida,viver num mundo sentindo ser um completo estranho, preso ao um ritual à uma repetição , trancar-se dentro de si mesmo sem poder sair, isso é o autismo... Esta são frases do vidéo baixo e como são verdadeiras. Alysson Muotri tem o sincero desejo de mudar estas palavras, já tem parte das respostas. Porque PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF voce não quer a pesquisa do autismo no Brasil?  Eu tenho meu coração rasgado, ferido e sangrando porque eu quero ajudar meu filho. Eu estou cansada Presidenta Dilma Roussef, eu não aguento mais saber que meu filho pode melhorar com a pesquisa no Brasil de Alysson Muotri. Ele está lá trabalhando incánsavelmente para ajudar autistas do mundo todo. O Brasil tá perdendo esta chance porque o seu OMISSO Ministério da Saúde tá preocupado em fazer questionários como é o autismo no Brasil. Mãos à obra  vão chamar Alysson Muotri para saber mais da pesquisa é a ele que voces tem de perguntar. Mande alguém do governo visitar ele no seu laboratório, vai lá ver as atualidades das pesquisas mundiais sobre o autismo e o progresso deste brasileiro lá fora. Acorda Dilma Roussef, acorda Brasil, eu não aguento mais ver 2 milhões de autistas no Brasil sem esperança na saúde. Chega chega de sofrer Presidenta Dilma!


Manda teu Ministério da Saúde ver este vidéo da Discovery  abaixo para ver os que os Centros de pesquisa do autismo estão fazendo mundo afora.







quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PRIMEIRA MULHER PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, EU NÃO DESISTI DO CENTRO DE ESTUDOS DO AUTISMO COM O CIENTISTA ALYSSON MUOTRI.SABE PORQUÊ? EU NÃO SOU MAIS BOBA E NEM UMA MÃE BURRA, SEI QUE A PESQUISA É O FUTURO. O GOVERNO FEDERAL SUBMISTIMA NÓS MÃES DE AUTISTAS. EU VOU ESTAR INSISTINDO MUITO COM DILMA ROUUSSEFF, PORQUE O MEU FILHO E 2 MILHÕES DE AUTISTAS ESTÃO CANSADOS DE ESPERAR OS CUIDADOS DA GRANDE MÃE DO BRASIL DILMA ROUSSEFF!

POIS É EXCELÊNTÍSSIMA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF, EU MÃE E MULHER DO SEU GOVERNO.REIVINDICO O CIENTISTA ALYSSON MUOTRI PARA COORDENAR JUNTO COM OUTROS CIENTISTAS O PRIMEIRO CENTRO DE EXCELÊNCIA DA PESQUISA DO AUTISMO NO BRASIL.
O SEU MINISTÉRIO DA SAÚDE ME ENVIOU UMA CORRESPONDÊNCIA QUE ME CHAMA DE BURRA, DESINFORMADA , IDIOTA E BOBA. COISA DE AMADORES MESMO! FOI AO SEU PEDIDO QUE ME MANDARAM UMA RESPOSTA, QUANDO PEDI AUDIÊNCIA COM  O CIENTISTA ALYSSON MUOTRI PARA DEIXAR COM A PRESIDENTA O PROJETO DA PESQUISA DO AUTISMO. ENTÃO A EXCELENTÍSSIMA DELEGOU AO MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE DESINFORMADO, ALEGOU QUE A PESQUISA JÁ AVANÇADA AINDA NÃO É EXITOSA.
ORA ESTE MESMO MINISTÉRIO DA SAÚDE É QUEM APOIA A PESQUISA DE CÉLULAS TRONCO PARA DOENÇAS DO CORAÇÃO, AQUI DO RIO DE JANEIRO DO INCOR DE LARANJEIRAS. A PESQUISA DE CELULAS TRONCO UERJ COM PACIENTES DE ACIDENTES CEREBRAIS. E DO DIABETES COM CÉLULAS TRONCO DE SÃO PAULO. ELAS AINDA NÃO SÃO EXITOSAS TAMBÉM, MAS SÃO FUTURO DE MUITOS PACIENTES NO FUTURO DO BRASIL.SÃO CELULAS DOS PRÓPRIOS PACIENTES.
EXISTEM 2 MILHÕES DE AUTISTAS NO BRASIL, ENTRE ELAS BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS COMO MEU FILHO FILIPE.
NÃO PROVER TRATAMENTO CIENTÍFICO PARA TAIS FERE O ESTATUTO DOS DIREITOS HUMANOS E CONSTITUCIONAIS DO TEU GOVERNO, PRESIDENTA.
É CRIME, NEGAR O ALIVIO PARA TAIS E É CRIME SEU MINISTÉRIO DA SAÚDE ME ENGANAR, TENTAR ME CALAR COM ESTAS DESCULPAS. POR ACASO NÃO HAVERÁ ALGUÉM QUE ENTENDA DE CIÊNCIA NO MEIO DELES?
O MINISTÉRIO DA SUA SAÚDE PRESIDENTA DILMA É OMISSO!
DEIXO AQUI MEU DESABAFO E ESTE PENSAMENTO DESTA GRANDE MULHER BRASILEIRA CORA CORALINA. E UMA CERTEZA. PELO MEU FILHO, PELA SUA FELICIDADE, EU MÃE NÃO VOU DESISTIR, PORQUE DESISTIR SIGNIFICA ABANDONA-LO A PRÓPRIA SORTE!


segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Autistas do Brasil bebês, adolescentes e adultos, são condenados a um destino sombrio sem pesquisa e investimentos na área.

É uma verdade indiscútivel, sem investimentos em pesquisas científicas é esta a realidade de todos os 2 milhoes de autistas do nosso Brasil. Sem ela, os pais de bebês autistas não vão estar o suficientemente informados de como irá ser o desenvolvimento deles, porque não terão a pesquisa que os vão orientar de forma mais segura.
A pesquisa do autismo no Brasil é para ontem , hoje e amanhã. É um investimento à longo prazo desta doença que aflige crianças de todo mundo. E nunca nenhum especialista conseguiu dizer para um autista que ele é um doente mental. E por isso os pais lutam para resgatar a qualquer preço o filho do espectro autista.
Não é fácil, porque cada um é único.Um melhora de um lado e outro melhora de outro.Muito intrigante. Só com pesquisas e muito trabalho e colaboração de várias cabeças que estudam isso , é que se vai descobrir o fio da meada. Prorrogar isso, é prorrogar o sofrimento dos autistas, que não podem mandar um S.OS decifrado.O seus sinais de S.O.S são enviados a nós pais.
É por isso que lutamos . E agora para mim e muitas mães da rede social , o melhor é Alysson Muotri,( Foto: No centro do Laboratório em que trabalha . Ele é  cientista, professor de medicina, que trabalha na pesquisa da cura do autismo em laboratório americano da Califórnia. Ele é Doutor no assunto, pois descobriu a cura do neurônio autista em laboratório, pesquisando agora o medicamento ideal para a cura em humanos.
Alysson Muotri é brasileiro, conhece muito bem as mazelas do Brasil e a nossa realidade. Apesar de estar num meio muito competitivo, ele tá lá firme e lutando! O caminho que Alysson percorre é inovador e envolve várias áreas que pesquisam o cerebro.
Se ele faz sua parte com muitos sacrifícios para nossos filhos , porque nós mães não o devemos fazer?
Este homem precisa estar de frente numa pesquisa do autismo no Brasil, porque ele no momento é autoridade no assunto.O Governo Federal e o Ministério da Saúde e da Tecnologia NÃO PODE NEGAR ISSO!
A Presidenta Dilma Roussef precisa também chorar por nossos autistas e determinar a criação de um Centro de Excelência de autismo no Brasil. Precisamos das leis mas precisamos da Pesquisa porque envolve a Saúde de nossos filhos.A Sra.Presidenta precisa ficar ciente que o autismo sempre fica atrás de qualquer tratamento médico. Não sabemos mais o que fazer na área médica.
Nós mães, como eu que tenho um filho autista adulto, não podemos mais esperar. Não somos mais bobas e ingênuas de acreditar que nada pode ser feito. Sabemos que é possível dar esta resposta para eles. Um dia meu filho Filipe não verbal escreveu __Porque viver?
Presidenta Dilma Roussef, eu preciso e devo dar uma resposta para meu filho!
Grandes empresários do Nosso Brasil podem ajudar fazendo doações para o Centro de Pesquisa do autismo.Lá será a concentração de dados sobre a doença no Brasil para especialistas da área.
Para quê esperar mais Presidenta Dilma Rousseff?
Ray Gonçalves Mélo.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

PESQUISA DO AUTISMO NO BRASIL.INEXISTENTE! UMA OPORTUNIDADE NEGADA PARA 2 MILHÕES DE AUTISTAS!

O que é que uma mãe abnegada não faz pelo seu filho ou filha?
Tudo não é mesmo?
Se ficam doentes, com febre ou tem tem uma doença incurável, não corre em busca de uma solução médica?
Para muitas doenças estudadas já existe uma clinica, um exame uma solução.
 Com 84 anos o médico Eduardo Krieger,(foto acima) questiona a falta de pesquisas no país. 
 Ex presidente da Academia Brasileira de Ciências, diz:  Há mais pesquisas  e curas de animais, que jamais foram dadas ao homem. Absurdo não é? Ele aposta na aproximação da clinica com a pesquisa.
 Disse ele na  entrevista com jornalista Flavia Milhorance.  Que a medicina é um caso particular de aceleração de transferência do CONHECIMENTO PARA A APLICAÇÃO. E isso precisa ser feito o quanto antes.... afirma ele!


Mas para nós mães dos autistas do Brasil, não existe nada x nada. Não existe uma clinica, uma cura , uma solução, uma pesquisa. Estas três verdades nos obrigavam a abaixar a cabeça e ficar quietas no nosso canto.Como se fossemos mães idiotas.
Eu particularmente, nunca deixei de ter fé no Deus Verdadeiro e Poderoso que fez o cérebro humano. E Ele me ensinou através a da minha fé que eu deveria ser uma mãe, mais que mãe. Deveria  acreditar que meu filho Filipe, com autismo clássico está vivo por dentro, apesar de estar preso numa genética que o obriga a se calar e viver uma vida sem muitos privilégios. Com fé no Meu Deus Verdadeiro acreditei que ele seria capaz de pintar e se tornar alguém.E ele se tornou, a minha esperança, a minha fé na capacidade do ser humano . Este era o caminho, prepara-lo psicologicamente, dar-lhe dignidade, até chegar o dia da cura cientifica.  E este dia chegou em 2010 com  a Pesquisa do brasileiro Alysson Muotri radicado nos EUA. Ele descobriu  com sua equipe  cura do neurônio autista em laboratório.Ele retirou pele do braço de um paciente autista e as transformou em células tronco e obteve assim o neurônio afetado pelo autismo. Testou várias drogas e conseguir reverter a doença no neurônio doente. Acontece que isto foi feito não em humanos , mas em laboratório.
  Alysson Muotri, observou que as substâncias que curou o neurônio autista , não poderia ser usada em humanos por causa da sua toxidade. Desde entao e incánsavelmente ele pesquisa drogas já aprovadas e busca parceiros  para testar drogas novas. Ele é o exemplo do brasileiro que nunca desiste!
Para nós mães de autistas tal descoberta , retirou de nós o pesado fardo de não conseguir  fazer nada pelos nossos indefesos filhos. Deu -nos a esperança nunca antes sentida!

Comecei a conversar por e-mail com o cientista Alysson Muotri (Foto acima) sobre a cura do autismo e sempre desejava à ele que descobrisse a droga ideal para ser usada em humanos. Eu era apenas uma observadora atenta a pesquisa dele. Até que um dia olhando para meu filho eu vi que era preciso arregaçar as mangas para fazer algo mais efetivo. Isso se concretizou nas palavras escritas por Alysson Muotri no G1 do Globo. Ele disse que o  inconformados com o autismo deveriam reagir, e não se conformar com Slogan que o autismo não tem cura.
Entendi também que ele não estava propondo milagres mas sim PESQUISA AVANÇADA e a colaboração de vários cientistas de todo o mundo.
PESQUISA sim, essa  é a chave  que alguns  países desenvolvidos usam. A continuidade da pesquisa de Alysson, poderia no futuro próximo, possibilitar a descoberta do medicamento ideal, para curar o autismo em seres humanos.
No nosso Brasil tem pesquisa para autismo? NÃO! Presidenta Dilma já determinou uma pesquisa assim? NÃO! Liguei para o Gabinete da Presidência e eles me disseram que a Presidenta Dilma é preocupada com os autistas. Que várias intervenções estariam sendo feitas para ajuda-los. Dentre elas estão buscando fazer pesquisas para ajuda-los na inserção escolar, hospitalar e social. Apenas estudos , nada efetivo e funcionando atualmente. A Sra. Presidenta Dilma, aprovou uma lei que chama PL, que assegura alguns direitos dos autista. Foram pais de autistas que tiveram de buscar isso, senão nada teria sido feito! Mas a questão da Pesquisa é algo de PRIORIDADE MÁXIMA  Ela é a garantia de que a clinica faça sintonia com a PESQUISA. Temos a pesquisa consagrada de Alysson Muotri .Ele é atualmente autoridade neste assunto. 
O que A SRA. PRESIDENTA DILMA e o MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA quer mais?
Dizer que a pesquisa ainda não é exitosa? Ela realmente não é conclusiva, mais é muito Avançada e com êxitos nunca visto antes comprovados cientificamente.
Sra. Presidenta Dilma, a Sra, é Mãe, se tivesse  a oportunidade de melhorar a vida de um filho com autismo, ficaria parada? Se conformaria ,se tivesse um cientista como Alysson Muotri com resultados animadores? 
Porque a Sra. Presidenta Dilma Roussef não convida o cientista Alysson Muotri para conversar sobre o Centro de Pesquisa de Autismo no Brasil? Desde que ele fez esta descoberta ninguém do governo quis falar com ele.
Eu MÃE de um autista, fiz um pedido de audiência à Sra. Presidente Dilma e comigo iria o cientista Alysson Muotri ,já que juntos buscamos criar este Centro de pesquisa do autismo no Brasil. Pessoalmente ele iria explicar todo o projeto da sua pesquisa. No documento enviada a mim pelo seu Gabinete , diz que pela natureza do assunto (Saúde)seria encaminhado ao Ministério da Saúde (Que nada resolveu alegando ser este um assunto da Ciência e Tecnologia)  Seus acessores  está no documento acima, afirmam que o meu pedido era da área de saúde, por isso seria encaminhado ao Ministério da Saúde . Porque então estes mesmos acessores seus, marcam audiências com a Presidenta da Republica com a classe médica? Aqui  na foto abaixo mostra, uma audiência com a Presidenta Dilma com entidades médicas.Não seria favoritismo?
Porque é que uma mãe não tem o direito de reivindicar junto a Presidenta Dilma o direito de dias melhores para seu filho e de mais 2 milhões de autistas? 

16/07/2012 - 15h10min - Atualizado em 16/07/2012 - 15h10min

Entidades médicas têm audiência com presidente Dilma nesta quarta

Gallo adianta que está agendada a entrega de um manifesto contendo quatro temas da maior relevância para a classe médica brasileira. link:http://www.tudorondonia.com/noticias/entidades-medicas-tem-audiencia-com-presidente-dilma-nesta-quarta,30084.shtml
Nós mães de autistas do Brasil, Sra. Presidenta Dilma Roussef, não somos mais bobas e inconformadas como no passado. Sabemos que precisamos dar aos nossos filhos a possibilidade da cura cientifica  O Brasil tem recursos , tem espaços.
Até quando vamos implorar a Sra. Presidenta da Republica do Brasil a oportunidade de um Centro de pesquisa para o autismo?
Até quando vamos ver nossos filhos sem perspectivas de futuro?
Ray Gonçalves Mélo.