Viva um dia de cada vez, e viva-o positivamente. Você não tem controle sobre o futuro, mas tem controle sobre hoje.
Nunca subestime o potencial do seu filho. Dê-lhe espaço, encoraje-o, espere sempre que ele se desenvolva ao máximo das suas capacidades. Nunca se esqueça da sua capacidade de aprendizagem, por pequena que seja.
Descubra e permita mentores positivos: familiares e profissionais que possam partilhar consigo a experiência deles, conselhos e apoio.
Proporcione e esteja envolvido com os mais apropriados ambientes educacionais e de aprendizagem para o seu filho desde a infância.
Tenha em mente os sentimentos e necessidades do seu conjugue e dos seus outros filhos. Lembre-lhes que esta criança especial não tem mais do seu amor pelo fato de perder com ele mais tempo.
Responda apenas perante a sua consciência: poderá depois responder ao seu filho. Não precisa justificar as suas ações aos seus amigos ou ao público.
Seja honesto com os seus sentimentos. Não pode ser um super-pai ou mãe 24 horas por dia. Permita-se a si mesmo , piedade, frustração e depressão em pequenas doses sempre que seja necessário.
Seja gentil para consigo mesmo. Não se foque continuamente naquilo que precisa de ser feito. Lembre-se de olhar para o que já conseguiu atingir.
Pare e cheire as rosas. Tire vantagem do fato de ter ganho uma apreciação especial pelos pequenos milagres da vida que os outros dão como garantidos.
Mantenha e use o sentido de humor. Desmanchar-se a rir pode evitar que seja desmanchado pelo stress.
Bibliografia:
Traduzido e adaptado de: Maurice, C.Green, G & Stephen, L.(1996). Behavioural intervention for young children with autism. Pro-ed Texas.
Geralmente as pessoas olham primeiro para a deficiência de Filipe. Mas ele tem sua arte que é ímpar, uma arte que mostra o seu mundo interior, como uma incursão naquilo que ele vê. Eu como sua mãe gostaria que antes de olharem sua deficiência,pudessem ver primeiro a sua arte e assim anular sua deficiência. Este é o objetivo deste blog e do seu site criado www.arteautismo.com Contato 21:98373-6953 9 8048-8301 rayefilipe@gmail.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ray, é isso, mais ou menos... lool
ResponderExcluirO Bruno, depois de um tratamento aos dentes que envolveu uma anestesia geral está de boa saúde e depois de 6 dias connosco em casa e a passear (ver as belas fotos do nosso Portugal e do Bruno no aromas)vai amanhã para o CAO. Veremos a sua reacção...
Há "técnicos" que sabem tudo e não ouvem os pais. Depois vê-se depois no que dá...
Beijinhos Mãe Ray e Filho Filipe desde Braga, Portugal :)