Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Um Centro para autistas de primeiro mundo!


Boa tarde pais e mães de crianças e adultos com autismo que moram no Brasil.
Peço por favor, que leiam o texto do principio ao fim, pois as informações aqui contidas vão ajudar todos nós a sensibilizar o governo brasileiro em especial a Presidenta Dilma que é mãe e avó .Sei que o texto é longo, cansativo de ler. Mas nos interessa , porque  este Centro para intervenção em Toronto para autistas possui um modelo de tratamento que Não  existe no Brasil e é um modelo que precisa ser copiado pela Presidenta Dilma.É um plano de ação muito eficaz. A Presidenta por certo entenderá o quanto estamos atrasados em relação ao tratamento do autismo prejudicando assim , milhares de crianças autistas que nascem aqui. Eu convivo com o autismo à 25 anos e nunca vi nada igual no nosso país.Aqui no Rio de Janeiro onde moro, o governo do estado tentou fazer algo parecido, mas nem chega aos pés deste. Convido quem conhecer aqui comentar no blog. Mas pelo que sei e pesquiso, NÃO TEMOS NADA IGUAL! Todo este tratamento é financiado pelo Governo canadense , que apoia as familias dos autistas.Que apoio recebemos do nosso governo? Existe na Constituição brasileira uma lei como a canadense que apoia as famílias do autista e financia programas como este?
 Conheço apenas a compra do carro para autista, que só pode ser feita, sob a interdição da pessoa com autismo, tornando-a nula para a sociedade,retirando assim todos os seus direitos civis.Isto deixou meu marido que é advogado, deprimido. Para conseguirmos um carro melhor para nossa familia , onde Filipe vai ser transportado com segurança e comodidade  só pode ser comprado com a anulação do nosso filho como pessoa. Isso  nos faz chorar!O programa que vou mostrar aqui, me foi enviado por e-mail por um mãe que mora em Toronto e tem um filho autista com dois anos e 9 meses que está neste centro e já melhorou muitíssimo e adquiriu uma fala de mil palavras em inglês , ele não aceita falar o português da mãe. Fala frases , reconhece cores. A mãe me relata que o filho recebe 375,00 dólares para o transporte e para comprar brinquedos educativos.
Ela a mãe recebe em casa ajuda psicológica para ajuda-la a entender o filho e entender o programa aplicado. Além de desconto no seu imposto de renda.
Incrível, não é? Parece um sonho, uma utopia!
   Este Centro que a mãe leva seu filho se chama Toronto Partnership for autism services  ( TPAS)
Eles usam o método ABA, que conhecemos , mais de uma maneira muito abrangente e com muitos profissionais envolvidos, associados com o IBI .A associação com o IBI e o número de profissionais envolvidos é que faz a diferença.
Entrei no site e vi os serviços oferecidos:

TPAs-GCA fornece serviços IBI para as famílias que vivem no 'Sul' Quadrante de Toronto. IBI é uma forma de ensino derivadas dos princípios da Análise de Comportamento Aplicada (ABA). Embora não haja um tratamento que é totalmente aceito por todos os profissionais e os pais como a abordagem "apenas" a utilização, o tratamento baseado nos princípios da Análise de Comportamento Aplicada (ABA) tem sido cientificamente comprovado para facilitar os melhores resultados para as crianças com autismo. Existem atualmente quatro equipes IBI; cada um constituído por um Supervisor / Terapeuta Sênior, um terapeuta principal e 8 Terapeutas Instrutor .. O Supervisor Terapeuta / Sênior trabalha em conjunto com um supervisor clínico que supervisiona o programa e os relatórios de volta para o Diretor Clínico do TPAs. Programas individuais são desenvolvidos e monitorados pelo Terapeuta Sênior e consultoria Psicólogo Supervisor / Clínica, que reporta ao Diretor Clínico do TPAs.

IBI: O que é IBI?
 IBI significa Intervenção Comportamental Intensiva, que se refere à aplicação dos princípios da ABA em um ambiente intensivo (20hrs mínimo por semana) para resultar em mudança de comportamento e melhoria.
 Em relação a cura do autismo , achei perfeita a resposta deste Centro.
Meu filho vai ser curado?
R: Cada criança é individual e traz pontos fortes e necessidades diferentes com ele ou ela. Resultados podem variar significativamente e, enquanto IBI foi mostrado para ser eficaz para algumas crianças, alguns podem precisar de outra
intervenção. O programa é supervisionado de perto e uma avaliação regular e avaliação ocorre para garantir que a intervenção apropriada está sendo fornecido. 
 Não vou me alongar sobre o assunto para não tornar a leitura cansativa. Maiores informações sobre este programa visitar o site http://www.autism.net/services/services-for-children.html
Agradeço os comentários que possam chegar sobre este tema.
A foto tirei de um site com autismo, não lembro o link, por favor entre em contato o dono da foto para mim dar os créditos .
Esta foto lembra a estrada dificil e árdua, cheia de buracos, tosca, como as leis brasileiras que estamos sujeitos. É esta estrada que nós brasileiros temos de percorrer para ter um tratamento digno para nossos filhos. O horizonte desta estrada é longo sem fim, nós não conseguimos ver nada de bom. Nossos filhos autistas clamam em silencio por ajuda. Boa semana queridos pais!
Ray



2 comentários:

  1. Concordo com vc, tenho filha autista e não tenho benefício algum, estou pensando em ir embora pro canadá

    ResponderExcluir
  2. Olá TD bem? Meu nome é Cristiana e tenho um filho autista de 8 anos moro atualmente em Florianópolis e meu marido é da área de Tecnologia e estamos querendo imigrar p Canadá. Já fiz várias pesquisas mas não encontro informação sobre como funciona para imigrar para lá com filho autista..vc sabe de alguém que poderia me dar está informação?

    ResponderExcluir