Tenho observado à muito tempo que Filipe , tem feito algumas pinturas e apagado tudo , logo após ter feito uma linda pintura. Será que não gostou do resultado?
Pergunto: Porque apagas Filipe , se está tão bonito? Porque cobres tudo?
Sim , no caso quando ele apaga , uniformizando tudo e ficando uma só cor pergunto:
O que é que ficou Filipe?
Porque voce apaga o que voce fez tão bonito?
Os porquês tem permeado minha vida em relação ao Filipe.
Porque ele faz isso?
Negação? insegurança?
Não sei.........
As vezes ele destrói telas inteiras. Como não gosto de interferir no seu processo mental, simplesmente deixo , pois não me cabe fazer isso.
E depois de estragar muitas telas ( Será este o termo?) E invalidar tintas , resolvi testa-lo com o computador. Eu o coloquei para desenhar no word PAINT, um programa simples do PC. O ensinei pacientemente a usa-lo Isso é uma forma barata de desenhar, pintar sem gastar , tinta , papel, tela . Assim ele pode dar vazão a este impulso.
E dito e feito, no word pad, horas de desenho e apagões logo em seguida.
Obervo atenta ao que ele faz , sem nada dizer. Ontem porém indaguei, depois de ve-lo fazer esta pintura da foto.
-Filipe tua pintura tá bonita, vais apagar?
E pasmem não apagou . Entao salvei para lhes mostrar.
Todo este percurso e as técnicas estão no livro que escrevo. As observações ao longo destes anos e o todo o processo envolvido.
Filipe é autista clássico , é muita gente tem certeza que ele jamais atingiria este estágio. Não teria capacidade de pintar ou usar o computador. Sei que não é uma coisa fazer de fazer, reconheço. Mas não é impossível. Creio que o fortalecimento do seu ego, o respeito por sua arte , o conduziram a este estágio. A arte é um meio muito eficaz de tratamento para autismo. Pude concluir isto. Existe um caminho. Porque não usar?
Tenho documentado todo o processo e gostaria que uma autoridade em educação especial pudesse adotar isso nas escolas especiais, para ajudar nossos autistas. Houvesse uma sala especial só para esta disciplina. E seria esta que os capacitaria para qualquer outra atividade. Isso os libertaria. E arte não é terapia não só para os autistas . Mas para vários tipos de doença. Conheço gente que melhora até da depressão.
Eu já pensei muito nisso e até quis fazer psicologia. para trabalhar mais este ponto. Mas o tempo é curto , devido a minha atividade.
Bem fica aqui o desejo.
Bom domingo à todos!
Ray
Geralmente as pessoas olham primeiro para a deficiência de Filipe. Mas ele tem sua arte que é ímpar, uma arte que mostra o seu mundo interior, como uma incursão naquilo que ele vê. Eu como sua mãe gostaria que antes de olharem sua deficiência,pudessem ver primeiro a sua arte e assim anular sua deficiência. Este é o objetivo deste blog e do seu site criado www.arteautismo.com Contato 21:98373-6953 9 8048-8301 rayefilipe@gmail.com