Biografia Pintor autista Filipe Mélo.

Biografia Pintor autista Filipe Mélo.
Filipe Mélo é um pintor que tem autismo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata. Sua pintura é o vem de dentro dele! Filipe Mélo é não verbal, mas fala através das suas pinturas! Exposições:Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto. Contato rayefilipe@gmail.com tels 21 98362-3005 -21 98048-8301-21 98373-6953

domingo, 22 de agosto de 2010

Uma iniciativa bonita para ajudar autistas que fazem arte. Inclusão social.


 Achei muito interessante a iniciativa de JAVÁMO COFFEES http://www.javamo.com/artforautism/contest/
 Esta CIA que fica na Flórida,  cria cafés com sabores exóticos , como o de café com coco e outros delícias , percebeu a dificuldade de crianças autistas que desenvolveram o dom da arte mais que não têm oportunidade para mostra-las , montou um programa de ajuda para elas , que além de valorizar esta arte tão especial , ainda os ajuda a ter mais estrutura interna e se sentir uma pessoa viva na nossa sociedade.
 O Programa consiste na escolha de pinturas que vão compor as embalagens do café. No site do Javamo existe um formulário para a inscrição das pinturas autistas. E o bom para eles é que toda esta boa ação é debitada no imposto de renda da empresa. Eu só não gostei do item SELEÇÃO, porque isto impede que autistas com uma pintura mais simples participe. Sou a favor de qualquer rabisco , pois ele um dia se transforma em pintura se houver estimulação, principalmente esta da JAVÁMO . Filipe começou com rabiscos.  Qualquer coisa para mim que vem do autista é arte, porque evoca o seu inconsciente.O nosso Brasil é um grande produtor de café e de coco natural , a Madonna se apaixonou pelos nossos cocos e investiu neles criando uma marca própria. Os empresários do Brasil podem fazer o mesmo com os nossos autistas que sabem fazer arte muito bem. A querida Cláudia da APADEM em volta Redonda organizou uma exposição de artistas autistas que fazem uma arte maravilhosa. Confiram no blog da Cláudia.http://apadem.blogspot.com/2010_05_01_archive.html .  Eu ia  doar uma tela do Filipe para esta exposição da APADEM , mas não deu tempo de envia-la. Na próxima Cláudia, pode contar conosco!
Aqui um trecho da proposta do JAVÁMO para nossos empresários verem como se faz. Isso sim é que inclusão social para os autistas . Parabéns ao JAVÁMO!
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Trecho tirado sitehttp://www.javamo.com/artforautism/contest/  Nosso objetivo na arte da Fundação para o autismo é fornecer recursos adicionais para as crianças com autismo,suas famílas e seus cuidadores. Nós nos concentramos em Applied Behavior analiysis ( ABA) técnicas que melhoram a experiência do ensinoe aprendizagem para todos os participantes.
Acreditamos firmemente que estas estratégias combinadas com a terapia da arte, são realmente a melhor maneira de apoiar o crescimento e desenvolvimento das crianças com autismo.
 A arte desempenha um papel importante na arte do autismo devido ao seu potencial incrível  como uma ferramenta de comunicação. A grande maioria, 60% das crianças com autismo tem severamente limitado
ou nenhuma habilidade de comunicação. Através da arte, crianças com autismo descobrem um novo mercado para auto-expressão.
 NOSSA MISSÃO , sensibilizar o Autismo Espectro Desordem e desenvolver programas que irão transformar  a vida das crianças com ASD e assim apoiar , pais, professores , cuidadores  , para ajudar as crianças com autismo levar uma vida mais produtiva e feliz .
JAVÁMO COFFEES.
 Continuar lendo este post em http://www.arteautismo.com/7568.html?entryId=d45513ac355eb569f134eed5fd228658
 Um bom domingo à todos
Ray