Biografia Filipe Gonçalves Mélo.

Biografia Filipe Gonçalves Mélo.
Filipe Gonçalves Vieira Mélo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata em vários tamanhos até 2mx3m. Desenho com pintura. Desenhos em A 4. Exposição na Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto.

sábado, 25 de julho de 2015

Em busca do que meu filho autista sente, através da arte! Boneco autista!

 Talvez eu sonhe, talvez delire, enlouqueça, mas vou estar sempre em busca das palavras que meu filho autista Filipe nunca pode me falar. Ele é pintor de arte abstrata, Se esforçou muito para pintar. E quando pinta me olha, com olhar que me emociona! A arte faz bem para ele. E não só observo a pintura, as cores, o formato, tento ver nelas palavras, textos, sentimentos. Exploro sua arte como um explorador, explora para encontrar tesouros ocultos. Abaixo num programa simples de computador fiz um raio X da sua pintura.
É deste quadro que ele pintou.
A pintura assim parece um código e não parece ter sido feito aleatoriamente, veja as extremidades! Depois quis que Filipe, sentisse sua arte tomar forma e aí ele criou o primeiro boneco autista do Brasil. Ele pintou num pano com tintas de tecido

, recortei e levei a costureira. O modo como Filipe desenha é único, talvez derive da sua condição cerebral. Mas eu acho lindos, porque  mostra a capacidade do cérebro de Filipe de forma criativa, ímpar!



, porque embora pareçam deformados, eles  possuem a forma humana com olhos, boca , braços pernas E quando pergunto quem é, Filipe diz que é ele e eu sua mãe!
Se alguém do Brasil quiser reproduzir bonecos que Filipe desenha ou até mesmo de outros lugares, pois o Blogdoarteautismo é visitado por muitos países! Meu Whatsapp é
55 21 9 83736953

Ray Gonçalves Mélo.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

AUTISMO, APLIQUE-SE A FRASE DE PIAGET..NASCEU GENTE É INTELIGENTE!

Eu mãe de um autista adulto, acho máxima esta frase de Piaget: Nasceu gente é inteligente!
Somos únicos e feitos de uma forma maravilhosa e espantosa por Deus! O autismo é uma doença intrigante,impactante e sem nenhuma explicação possível. Mas nós que não temos autismo, podemos olhar para ele de um jeito onde a gente não consiga ver defeitos ou impedimentos. Claro que um autista não responde aos estímulos rapidamente , igual à crianças normais. Leva mais tempo, para aprender fazer as necessidades sozinho, comer, estudar, aprender. É aí que entra o amor, o amor que Deus colocou em nós quando nos criou. Mas o amor precisa muitas vezes se aprofundar,  ter autopiedade, colocar-se no lugar do outro.
Meu filho Filipe é adulto. Deveria eu perder as esperanças? Afinal ele cresceu, ficou adulto. Talvez alguém pense: Não tem mais jeito!
 Puro engano! É agora que ele precisa mais de mim. Precisa que torne confortável, prazerosa sua vida de adulto. Passeando com ele, levando-o para uma vida social ativa.
Filipe nasceu gente é inteligente! Esta frase vai me levar para o caminho do amor!
E como tem dado certo! Filipe ama sair e se comporta muito bem em todos os lugares. Esta semana, ele foi com o Pai ao dentista. O Pai era o paciente. Filipe ficou com ele lá dentro do consultório, quietinho esperando que o Pai fosse atendido.Para distrair ele  ficou lendo as fichas da dentista!
E quando ele é o paciente? Filipe, fica quietinho e até deixa dar anestesia. Isso acontenceu num dente de trás que apresentou uma cárie. Ele tem todos os dentes, apenas um ficou teve problemas.
Parece pouco as atitudes dele né? Para um autista clássico é muito! Aliás este diagnóstico de autista clássico as vezes me confunde, pois Filipe faz tanta coisa além deste diagnóstico, tem tanto amor e carinho por mim. E eu agradeço à Deus por ter um filho tão amoroso!
E sempre lembro das palavras do Cientista Alysson Muotri que conheceu Filipe pessoalmente:
_ Ray, Filipe está muito bem! 
Palavras vindas de um Neurocientista como Alysson Muotri me deixaram muito feliz!
E Alysson tem o desejo sincero de ajudar os autistas, ele mesmo tem um filho com autismo!
E Alysson também me disse que quando houver a cura, vai começar com autistas adultos.
E a Pesquisa é linda! Ciência exata! 
Eu tenho fé que o Deus Todo Poderoso, vai nos dar a cura e a explicação para este mal.
Enquanto não vem, vamos usar a ciência do amor e na credibilidade que todo autista é capaz, mesmo aqueles que tem autismo severo.
Acreditar, apoiar, amar combate muitos sintomas do autismo!
Se seu filho é autista criança/bebê/adolescente/adulto brinque e ria sempre com ele (a)
"Ao brincar com a criança, o adulto, está brincando consigo mesmo" Carlos Drummond de Andrade!
Fé e amor é a base de tudo!  
Boa semana à todos!
Ray Gonçalves Mélo

Foto: Filipe, autista pintor!