Biografia Filipe Gonçalves Mélo.

Biografia Filipe Gonçalves Mélo.
Filipe Gonçalves Vieira Mélo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata em vários tamanhos até 2mx3m. Desenho com pintura. Desenhos em A 4. Exposição na Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Pintura de Filipe para camiseta. A arte autista se comunica!

 Filipe desenhou e pintou este boneco para colocar na camiseta. Perguntei quem era e ele disse: Filipe.
 Senti que ele gostou de pintar o boneco , ficou absorto e calmo ao pintar. Acredito e vejo que Filipe gosta de se comunicar pela arte. E considero a arte um meio muito poderoso de comunicação.Homens primitivos desenham e pintavam nas cavernas, esta pintura é conhecida como pintura rupestre. Eles pintavam o que sentiam, despreocupados com a pintura estética de hoje. E não foi através destas pinturas e desenhos que conhecemos os sentimentos e as percepções destes povos? Não havia as tintas dos dias de hoje  e eles pintavam com argila e pigmentos naturais. Usavam o que estava ao seu alcance para se expressar. Diversas destes imagens chegam até nós , vinda de um passado tão distante e mesmo assim, tão reveladoras!A mensagem destas pinturas nos ajuda a entender o que estes homens sentiam e pensavam e como viviam. Eles foram grandes comunicadores através da arte.
 Se arte é um meio para Filipe se expressar , a falta dela  não o tornaria mudo?
Breve vou colocar um video de Filipe desenhando e pintando até o fim. Quero que observem como ele gosta de comunicar  com arte e como isso o acalma. A arte para o autista é uma intervenção muito saudável. A arteterapia deveria estar inserida
 na sala de aula de toda escola especial de uma forma abrangente.Nada de ensinos convencionais de ler e escrever.Isso faz uma cobrança de normalidade ao autista. Arte apenas para relaxar,em todo período de aula, isto incluiria a música, teatro, dança etc.. Esta arte desprovida de qualquer compromisso, ensinaria o autista a se desenvolver e expressar. E quando isso fosse acontecendo de forma natural,se inseriria o didático em forma de arte também . Porque  a arte ajuda a escrita ,o desenvolvimento como um todo.Qual atividade melhor se adequaria para um autista caso ele quisesse entrar para o mercado de trabalho? Não seria arte? O governo deveria ter uma verba para a capacitação destas crianças, voltada o social delas. Esta capacitação seria aprender arte na escola com Arteterapeutas.
 Empresários deveriam procurar estes programas do governo e aproveitar as imagens destas crianças das escolas cadastradas. E não precisa ser algo elaborado, grandioso .Um rabisco vindo de uma criança autista é uma arte,é uma mensagem.
Empresas Farmacêuticas e planos de saúde como A Unimed, Amil, Golden Cross ,que patrocinam  times de futebol e as Empresas farmacêuticas, poderiam incentivar este programa  das pinturas autistas em suas propagandas e folders e até mesmo nas caixas de remédios.
 Creio que isso seria uma poderosa campanha de valorização do ser autista. A sua arte abriria caminho para um futuro onde todos iriam entender o que sente um autista nos dias de hoje, onde  não se conhece a cura deste mal. Enquanto  não chega esta cura, hoje no presente, abram espaço para ouvir estas vozes que saem de um silêncio através de cores e rabiscos e sintam seus sentimentos através da arte!
Por enquanto nas cavernas da nossa sociedade não vejo nenhuma pintura ou rabisco dos autistas. Um dia cheio de arte e cores para voces!
Um beijo para todos.
Ray

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Arte de um autista é escolhida para virar selo na ONU no dia 2 de abril de 2012


   Li esta noticia que me deixou muito feliz, um rapaz autista irlandês Colm Isherwood,  foi reconhecido pelo que sabe fazer: ARTE. Ela não tem preconceito, acalma e estimula , valoriza. A arte é sem dúvida um canal para o autista, um suporte terapêutico de integração e cidadania. E com mérito o prêmio da ONU foi dado à este rapaz . Colm escolheu a arte para ser um veículo de comunicação com o mundo e as pessoas, já que tem um deficit na fala .
Se voce estivesse preso  num buraco  sem conseguir falar com ninguém?Incomunicável , e encontrasse  algo para comunicar que voce esta ali, vivo ,não o faria?  O autista vive em si mesmo , porque a sua condição neurológica(o buraco que eu me referi)  o deixa preso sem comunicação e interação.
A arte é isso para autista, uma possibilidade de comunicação, uma válvula de escape, uma saída .
Os autistas,gostam da Arte(já mostrei muitos exemplos aqui no blog) porque ela é livre, permite uma saída , socializa . Os autistas constroem através da arte a solução dos seus problemas.
Será que ninguém vê isso?
Eu nestes 25 anos com a experiencia da arte com meu filho Filipe estou cada dia mais convencida disso! 
Bem,chega de desabafo, uma boa noite para todos!
Ray


Na foto acima  Colm e o irmão gêmeo e seus pais. Abaixo a linda pintura que ele fez e se tornou selo comemorativo!  

A arte de um rapaz autista de 25 anos foi escolhida com mais dos 8 artistas globais. A Administração postal das Nações Unidas (UNPA) vai lançar os selos no dia 2 de abril de 2012. O dia da Conscientização do autismo.
Colm Isherwood Mahon não sabe ler nem escrever , mas a arte o ajudou a subir nas alturas e por ela foi reconhecido um artista.  Seu professor  submeteu suas pinturas na ONU para que elas concorresse para o dia dia 2 de abril. Dia Mundial da Conscientização do autismo em todo mundo!
 A seleção final foi o resultado de uma pesquisa para artistas talentosos com autismo que estavam ansiosos para mostrar seu trabalho para UNPA e foi muito difícil escolher o vencedor, pois todos tinham um excelente trabalho.
Mas é preciso escolher um e Colm foi o premiado.
Colm agora está trabalhando duro para uma nova exposição em breve. O interessante é Colm também tem um irmão gêmeo autista com as mesmas características dele, porem a arte não lhe atrai, ele gosta de música. Que também é uma excelente escolha!

" Toda pessoa com deficiência tem valor e deve ser apoiada. A intervenção precoce é a chave para o sucesso e esperamos que o nosso Governo vai continuar a investir nos serviços de deficiência ", Disse o pai De Colm.

Fonte da pesquisa  no link abaixo. 

http://corkindependent.com/stories/item/7228/2012-5/News


Não deixem de conferir a linda pintura deste valente e esforçado autista artista no link .https://picasaweb.google.com/105081642982023906747/AutisticArtistColmIsherwoodArtExpoCorkIreland

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A escrita autista pode revelar seus sentimentos!

 O cérebro do autismo é difícil de entender. Não sabemos como é processado os pensamentos.
Em alguns autistas nunca sabemos o que eles estão pensando, se estão alegres ou tristes. Não sabemos o que esperam do mundo ou do futuro e como se sentem no nosso meio. Com o advento da internet muitas mães tem relatado o que sentem seus filhos e muitos autistas através de um comunicador do computador tem nos dito o que sente o autista. Precisamos de ter ferramentas para ajudar nossos autistas a contar como é ser autista e quais são seus sentimentos e expectativas.
Jesus falou que a fé remove montanhas . Desde que que descobri que Filipe tinha autismo, eu tive fé no Deus Todo Poderoso que criou todas as coisas. Se ele nos criou dotados de inteligência, amor e superação então por certo haveria no cérebro de Filipe um pedacinho saudável que anularia alguns efeitos do autismo. Dentre eles a comunicação. Esta a principal que nos daria os meios para chegar com a ajuda.
O médico de Filipe me disse que Filipe se esforça , mas esbarra numa genética que o impossibilita de avançar. Existe no seu cerebro muitos impedimentos para que as conexões e as sinapses se encontrem de forma normal. Mas o Filipe é um lutador, com um jogo de letras (comprei logo três para que ele tivesse muitas letras para formar os nomes) aprendeu à ler sozinho aos 3 anos.Aprendeu a escrever em letra de forma. Mas Observe o G é escrito ao contrário. Vendo a letra do Filipe o médico dele falou, -Porque ninguém ainda viu que este menino tem dislexia?  Outra dificuldade que ele encontra para entender tudo.
Mas continuei com minha fé, esperando sempre algo mais de Filipe. Alguma coisa que mostre como ele é e se sente. Na minha busca encontrei a arte e ele respondeu com seus quadros. Se tornou alguém um artista plástico.Muito mais do que isso a arte se tornou um veículo para aliviar suas tensões.
Depois o ensinei a desenhar o Paint , hoje ele mexe em todas as ferramentas deste aplicativo, e sabe até mais que eu. Não fica mais sem fazer nada na sala, tem algo para fazer e este algo também o ajuda a elaborar coisas internas. Por último eu dei este caderno da foto com uma caneta amarrada no caderno por uma fita. Para que sempre estivesse pronto para a escrita dele.Quando vai ao médico pede folhas e escreve muitas coisas reveladoras, que eu não sabia que estava atento. Neste caderno tem coisas do dia a dia , onde ele quer ir, o que escuta, o que está dando na televisão, enfim uma comunicação e exercício mental para ele. Mas escreveu ontem algo que me arrepiou na primeira foto: -Achando rádio ( deve ser o da Camila, as vezes ela pede ele para pegar pra ela)  depois escreve- Quem sou eu  quem e depois escreve Briga . Quando ele me deu esta folha para ler fiquei arrepiada. Será que Filipe está consciente do problema dele e se questiona? Meu Deus! Isso é muito , profundo, mas voces se lembram que ele também escreveu: Porque viver?   E isto que ele ecreve sobre  Maceió?  Queremos viajar e ele não  por isso escreve:_ Sim ou não Maceió. E hipotálamo , o que Filipe sabe sobre hipotálamo?
Não sei se choro ou rio . Mas se chorar é de felicidade , porque meu filho está se comunicando apesar de ninguém acreditar que ele chegasse aqui. E está se questionando. Este post é para todas as mães , que nunca desistam de seus filhos autistas. Embora estejam ali quietinhos não demostrando nada pra voce, está VIVO, rico por dentro esperando a sua compreensão. Há de se formar mais pessoas na área de psicologia para entender o processo mental do autista e criar mais faculdades de arte no país. Vamos acreditar minha gente! Vamos acreditar o ser humano é um ser fantástico, temos muito a aprender com nós mesmos.Talvez os autistas abrirão um capitulo novo para a compreensão da humanidade. Vamos acreditar e ter fé!
Beijinhos e boa noite para todos !
Ray



Primeira fto ele escreveu :  Achando rádio -