Biografia Filipe Gonçalves Mélo.

Biografia Filipe Gonçalves Mélo.
Filipe Gonçalves Vieira Mélo.Autodidata. Pintura à óleo abstrata em vários tamanhos até 2mx3m. Desenho com pintura. Desenhos em A 4. Exposição na Mostra Morar mais por Menos RJ e Feira Reacess RJ. Entrevista na GNT. Parque das Ruínas. Santa Teresa RJ.Revista:Entender a mulher. Editora Moi SP.Exposição na morar por Menos Lagoa RJ. Correio da Manhã- Portugal. Coluna. Lídia Soares.Revista Época . Entrevista Cristiane Segatto.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quando a cor revela mais sobre o pintor.A vida imita a arte (e vice-versa)

 A genialidade de grandes artistas sempre foi motivo de diversos mitos,especulações e teorias , especialmente no que diz respeito a relação entre a criatividade e produtividade.
A cor amarela era a preferida pelo pintor holandês particularmente em seus últimos anos de vida. ( época em que a cor predominava em todas as suas pinturas e inclusive sua casa era toda amarela). mais do que uma preferencia, a pesquisa de Paul L.Wolf  da Universidade da Califórnia revela mais detalhes sobre esta cor predominante. Uma ingestão de absinto e de uma planta chamada dedaleira ( ingerida para tratar sua epilepsia) pode ter sido a causa da insistência da cor. O Absinto contém uma substancia química que contamina o sistema nervoso. A química  do efeito da dedaleira e do absinto resulta em uma disfunção que torna a visão amarelada.
  Será que foi isso mesmo? Não vamos ter certeza, pois a mente de Van Gogh era genial e ele era bem mais que a dedaleira e o absinto. Creio que o sofrimento interno retratado pelas suas telas seja o que mais fascina e atrai em suas obras . Nelas vemos como alguém pode falar de sua dor,através das cores.
 Eu fico refletindo nestas frases que disse Van Gogh 
``Eu não quero pintar quadros, quero pintar a vida´´ 
`` Eu quero a luz que vem de dentro, quero que as cores representem as emoções´´
   Por isso acredito que a pintura ajuda a carregar fardos pesados demais Ajuda  neste transporte e revela carga contida.  É  um canal para nos mostrar do jeito que somos e pensamos.É permissão para que o outro se aproxime e nos entenda.
Assim que vejo as pinturas de Filipe espalhadas pela casa, uma mensagem.Quando subo o corredor que dá para os quartos , passeio por muitos quadros espalhados pela escada e corredor . E sempre digo pra mim mesma: Filipe está aqui falando conosco com suas cores. A sua presença invade todo ambiente e dá conforto, porque aqui eu tenho o meu filho, tenho sua voz e sua essência. A arte aqui derrota o autismo, ele não pode nos fazer mal neste corredor. Assim entro no meu quarto e posso dormir!
Beijinhos à todos!
 Ray

A pesquisa feita de Van Gogh foi na Globo.com